Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

TCE-PE expede Medida Cautelar suspendendo contratações em município do Sertão do Araripe

Decretos que permitiam contratações temporárias em Santa Filomena, no Sertão do Araripe, foram suspensos pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) essa semana. O conselheiro Valdecir Pascoal expediu Medida Cautelar monocraticamente ao prefeito Pedro Gildevan, a partir de uma representação do presidente da Câmara de Vereadores, Geandro Coelho de Vasconcelos.

Na representação, Geandro apontou diversos indícios de irregularidades no decreto, que permitiam contratações e rescisões de contratos sem base legal. Valdecir considerou que há indícios que os decretos 03 e 05/2021 subverteram a ordem legal e geraram riscos de danos ao erário. Ele baseou o voto em parecer técnico da Inspetoria Regional de Petrolina e da procuradora-geral adjunta do Ministério Público de Contas, Eliana Lapenda.

O conselheiro cita que o prefeito suspendeu os decretos em cumprimento à Medida Cautelar, mas isso não “afasta fortes indícios de subversão da ordem legal e de riscos de lesão aos cofres públicos. Sendo assim, determinou que a Coordenadoria de Controle Externo do TCE abra auditoria especial para exame de mérito das rescisões contratuais.

Da redação do Blog Alvinho Patriota