Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Supremo livra João Paulo Cunha do crime de lavagem de dinheiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu nesta quinta-feira (13) o ex-deputado federal João Paulo Cunha do crime de lavagem de dinheiro, durante o julgamento dos embargos infringentes do mensalão. Dessa forma, a pena contra Cunha, antes estabelecida em 9 anos e 4 meses (pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro), foi reduzida para 6 anos e 4 meses. Sua prisão, em regime inicialmente fechado, agora será em regime semiaberto. Cunha já cumpre pena pelo crime de corrupção passiva.

Assim com o ocorreu na semana passada, foram decisivos para a absolvição de Cunha os votos dos ministros Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, que não participaram da primeira fase do julgamento. Na prática, essa foi mais uma derrota do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, na fase final da análise do mensalão.

Os ministros Barroso e Zavascki entenderam que Cunha não poderia ser condenado pelo crime de lavagem de dinheiro porque, apesar de ter ocultado o recebimento de R$ 50 mil, esse dinheiro foi fruto de propina justificando sua condenação pelo crime de corrupção passiva.

Fonte: Último Segundo