Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Superintendente Regional do Banco do Brasil diz que agência de Serrita vai reabrir, mas sem dinheiro em caixas

Eliezio, Superintendente Regional do BB

Depois de pouco mais de um ano fechada, após ser explodida por criminosos na madrugada do dia 6 de abril de 2017, a agência do Banco do Brasil de Serrita vai ser reaberta em breve. A unidade terá um gerente-geral, um gerente-adjunto e dois funcionários, no entanto, não oferecerá os serviços de depósito, saque e emissão de cheques. As informações foram reveladas nessa quinta-feira, 12, pelo Superintendente Regional do Banco do Brasil, Eliezio Ferreira, durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Serrita.

Convocada pelo prefeito Erivaldo Oliveira, a audiência pública contou com a participação principalmente de servidores públicos e comerciantes. Estiveram presentes o vice-prefeito Tadeu Sá, o ex-prefeito Carlos Cecílio, o presidente da Câmara de Vereadores, Isac Sampaio, um representante da área comercial da Cielo no Sertão, Eric Carvalho, o assessor da Superintendência Regional do BB, Rafael Vasconcelos, os futuros servidores da agência, alguns secretários municipais e membros sociedade civil.

No início da audiência, o prefeito Erivaldo Oliveira lembrou o esforço que tem feito desde o ano passado para a reabertura da agência e afirmou que a economia da cidade ficou estagnada com a desativação da unidade. “É triste chegar o dia do pagamento dos funcionários e ver os servidores na agência de Salgueiro. Ainda por cima eles recebem os salários deixam lá mesmo. Por isso apelo para que a agência seja reaberta porque os comerciantes estão prejudicados. A economia está estagnada”, lamentou.

Eliezio explicou que a decisão de reativar a agência sem numerário partiu de Brasília, sendo algo que ele não pode decidir. “Isso não está na nossa alçada. Essa é uma decisão de Brasília”, assegurou, destacando que felizmente a diretoria executiva do banco decidiu manter o BB de Serrita, enquanto em outras cidades as agências foram fechadas permanentemente, a exemplo de Terra Nova-PE. “Lá não abre mais. Não abre porque lá não tem mais nada”, disse. O superintendente informou em seguida que está abrindo processo de licitação para reforma do imóvel em Serrita.

Alternativa

Como alternativa para fazer o dinheiro girar na “Capital do Xaxado”, o superintendente e sua equipe propuseram que os comerciantes incentivassem seus clientes a utilizar cartões de crédito e débito. Ainda pediram que fossem instalados correspondentes bancários do BB por toda a cidade para as operações de saque e depósito. “Quando a gente fraciona esse dinheiro pelo comércio, nós dificultamos a ação dos bandidos”, argumentou Rafael Vasconcelos, assessor da Superintendência do Banco do Brasil em Petrolina.

Divergências

Em alguns momentos da reunião, aconteceram divergências entre Eliezio e os participantes, entre eles Alvinho Patriota. Empresário do ramo de combustíveis, Alvinho falou das desvantagens do uso de cartões de crédito e débito tanto para os clientes, quanto para os comerciantes e disse que a solução seria o aumento da segurança nas agências. Ele propôs que o Banco do Brasil abastecesse a cidade com dinheiro somente nos dias de pagamento dos servidores e aposentados, sob um forte esquema de segurança. Eliezio rebateu que o banco não trabalha nesse esquema.

Vereador propõe portabilidade

Um dos últimos a falar na audiência, o vereador Erick Balbino declarou que não ficou satisfeito com a proposta apresentada pelo Banco do Brasil para a cidade e disse que iria propor que os aposentados, pensionistas e servidores mudassem duas contas para o Bradesco. A instituição privada também instalou um ponto de atendimento em Serrita. “Eu sugeri ao prefeito para orientar os servidores a fazer a portabilidade, que é um direito. Eu creio que fazendo essa portabilidade do Banco do Brasil para o Bradesco, com certeza o Bradesco teria interesse em ampliar suas atividades em Serrita”, expressou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota