Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Subcomandante do 8° BPM diz que ainda não chegaram denúncias formais contra policiais no Quartel

Major Marcondes assegurou que não foram formalizadas queixas contra as abordagens no 8° BPM

Não são poucas as pessoas que moram em Salgueiro e nos municípios policiados pelo 8° BPM, que estão insatisfeitas e revoltadas com a forma de abordagem de alguns policiais militares da unidade. O mais citado nas denúncias feitas neste blog e nas emissoras de rádio da cidade é o Ten. Costa Brito, conhecido por atuar de forma impetuosa contra o crime, mas, também, por ser muito rigoroso no momento das abordagens contra os cidadãos. Algumas pessoas classificam as ações como humilhantes, arbitrárias e exageradas.

Para fornecer esclarecimentos sobre este assunto, o subcomandante do 8° BPM, Marcondes Inácio da Silva, Major Marcondes, concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira (08) ao programa ‘Espaço Cidadão’ da rádio Talismã FM. O representante do 8° BPM revelou que ainda não chegaram denúncias formais de abusos no Quartel, convocando a população para formalizar as denúncias na unidade.

Major Marcondes informou que o batalhão só pode abrir sindicâncias contra policiais, se as pessoas denunciarem os eventuais abusos com provas concretas. “O que chegou até agora para a unidade foram fatos isolados, mas nós não temos a pessoa que fez a denúncia, não recebemos o fato concreto em si, como data e horário, que possa dá ao Comando um subsídio para que se abra uma sindicância”, disse, assegurando que os denunciantes não vão sofrer represálias caso formalizem queixas no 8° BPM.

O major ainda destacou que diariamente são realizadas instruções sobre a forma de abordagens nas ruas, no entanto, admitiu que o Comando do 8° BPM não pode controlar a forma que o policial age quando ele está em campo de trabalho. Em relação à conduta do tenente mais denunciado pela população salgueirense, o subcomandante o defendeu, ressaltando suas ações contra o crime. “Ele tem se destacado na questão de apreensões e isso gera também certo desconforto para os ‘meliantes’ que por estar incomodados podem fazer denúncias anônimas contra o tenente”, expôs.

Ao longo de toda a entrevista muitas pessoas ligaram para informar casos de abusos policiais que aconteceram nas últimas semanas na cidade de Salgueiro. Uma das ouvintes denunciou que os policiais agrediram uma mulher e seu filho no bairro Planalto, porque o som estava ligado e ela não quis baixar o volume, disse que iria desligar. No fim da entrevista o subcomandante enfatizou que ainda não existem queixas contra os policiais no Quartel, em promotorias ou nas delegacias.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes

26 comentários sobre “Subcomandante do 8° BPM diz que ainda não chegaram denúncias formais contra policiais no Quartel

  1. Nilson comerciante

    A pior denúcia sem fundamento foi essa publicada no blog e na rádio que ocorreu no Planalto envolvendo um filho e uma mãe que direciona com se tivesse sido o tenente Costa Brito, o mesmo não estava presente e se tiverem duvidando vão até a delegacia ou procurem as vítimas!!

  2. Socorro

    Salgueiro está de parabéns pela paz, a tranquilidade nos bairros porque a PM está atuando. É preciso realmente que a poluição sonora seja combatida principalmente durante a noite. Parece que certos internautas acham que só são “homens de bem” os que trtafegam com som alto. Agora pergunto: E os homens, as mulheres, crianças, idosos, trabalhadores e trabalhadoras em modo geral que estão em casa precisando de repouso não são de BEM? Vamos em frente Costa Brito, 8º BPM, Polícia de PE…

  3. ELIANE SOBREIRA

    HOJE A NOITE TINHA UMA SAVERO BRANCA DESFILANDO NA CIDADE COM O SOM EM TODA ALTURA E PAROU DE FRENTE A UMA CASA QUE TEM UMA IDOSA DE CAMA, PAROU MESMO NA PORTA, AI QUER QUE A POLICIA NÃO FAÇA NADA?! ISSO É UM ABSURDOOOOOOOOOO!!!!!! POLUIÇÃO SONORO, PERTUBAÇÃO DE SOSSEGO, AGORA EU VOU É APOIAR ESSE TENENTE, ACHO QUE ELE NÃO ESTAVA TRAB POIS SE TIVESSE ESSE CARA NÃO ESTARIA PERTUBANDO A POPULAÇÃO E DESDE 20 DA NOITE QUE ELE FICA RODANDO CHEIO DE GENTE EM CIMA!ELE DEVIA TER IDO COLOCAR ESSE SOM ALTO NO OUVIDO DA PQP!

  4. Luclécia

    Sinceramente eu tenho ouvido muitas pessoas de bem falar bem desse tenente, não é possível que estejam mentindo, não posso negar que escuto também algumas pessoas falarem mau porém,analisando bem as pessoas que falam mau do tenente, são jovens que se acham no direito perturbarem a ordem,seus pais e parentes que pouco sabem sobre os mesmos da porta de casa para fora,bom seria se, estes pais e parentes se preocupassem mais com os jovens, deveriam agradecer esta ajuda que o tenente está dando, hoje os pais não podem mais dominar seus filhos, tenho um de oito anos, até então eu posso, mais tenho medo que daqui a uns cinco anos ele esteja como muitos que conheço, perdido nas drogas isso é muito preocupante gente! É preciso que exista alguém como este tenente aqui, para manter a ordem a acabar com tantas drogas ,eu sou a favor do trabalho do tenente e parabenizo-o, só sou contra a agressões, se é que existem.

  5. Rosa

    Essa Karol com certeza já teve uma coisinha com o tenente Costa Brito para defender um cara sem conhecimento do que seja relações humanas como esse tenente,ou então é tão anormal quanto o ele.Que pena…

  6. Sergio Aguiar

    Eita Salgueiro véiiiiiiiiiiiiiiiii diferente a vida do povo dessa cidade é falar do prefeito, da policia em especial do “Tenente Costa Brito”, até se uma programção de carnaval demora a sair o povo fala, é muita falta do que fazer!Leis foram feitas para serem cumpridas e sempre existirar pessoas desocupadas para discordar!!!

  7. TOINHA BAIRRO SANTA MARGARIDA

    É MUITA GENTE NESSA CIDADE QUE VIVE DA VENDA DE DROGAS, SALGUEIRO DEIXOU DE SER “PÓLIGONO DA MACONHA” E PASSOU A SER “TERRA DO CRACK E COCAÍNA”, TEM MUITO AVIÃOZINHO SAFADO NESSA CIDADE, QUE QUANDO VÊ QUE A POLICIA TÁ EM CIMA FICAM DOIDO PRICIPALMENTE COM A CHEGADA DO CARNAVAL!! TENENTE VC É UM EXEMPLO DE QUE AINDA PODEMOS CONFIAR NA POLICIA

  8. Luiz Pereira

    EU QUERIA QUE O COMANDANTE VALMER DEIXASSE DURANTE UM MÊS AS VIATURAS ENCOSTADAS, SEM RONDAS, NEM BLITZ,SEM POLICIAL PRA COMBATER AS DROGAS, QUE NUM INSTANTE IAM DÁ VALOR AOS POLICIAIS E SABEREM RESPEITÁ-LOS. É MUITA GENTE ERRADA NESSA CIDADE QUE SE ACHA !! FAÇO É RI DESSES COMENTÁRIOS BESTAS

  9. Pedro João

    Só fala do tenente as pessoas que sentem pesar no bolso na hora da multa , só tem carro ou moto quem pode, tem muita gente que passa anos e anos sem pagar o IPVA e quando é pego se acham no direito de estarem certo falando mal da policia, direito têm quem direito anda, PARABÉNS TENENTE É SINAL QUE SEU SERVIÇO TÁ SENDO BEM FEITO!!

  10. FERREIRA DA SILVA

    O Brasil tem 25,4 mortes por homicídio e 20,3 por acidente de transporte a cada cem mil habitantes. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tinha, em 2007, uma taxa de 25,4 mortes por homicídio a cada cem mil habitantes. Os homens apresentavam uma taxa (47,7) consideravelmente superior à das mulheres (3,9). Houve um incremento de 6,2 óbitos por homicídios por 100 mil habitantes entre 1992 e 2007, mais acentuado para o sexo masculino. Entre 1992 e 2003 o coeficiente cresceu e, a partir de 2004, observa-se uma tendência de queda. Em 2007, Alagoas (59,5 por cem mil), Espírito Santo (53,3) e Pernambuco (53,0) lideravam na taxa de mortes por homicídios. O estado do Rio de Janeiro ocupava o 4º lugar, tendo conseguido reduzir de 50,8 em 2004 para 41,5 as mortes por homicídios a cada 100 mil habitantes. As menores taxas estavam em Santa Catarina (10,4), Piauí (12,4) e São Paulo, que passou de 28,5 em 2004 para 15,4 por 100 mil em 2007
    Os registros primários de homicídios são obtidos através das Secretarias Estaduais de Saúde e processados pelo Ministério da Saúde, estando disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
    Em relação às mortes por acidentes de transporte, os maiores valores eram observados nas regiões Centro-Oeste (44,8/100 mil habitantes) e Sul (43,2/100 mil hab.), que apresentavam em 2007 valores superiores à média brasileira (20,3/100 mil hab.), mantendo o mesmo padrão do ano de 2004.
    Sou especialista em epidemiologia, os dados do IBGE não são exatos por falta de recurso do instituto.
    O fato é que todos demos dar as mãos ao invés de insultar e incentivar maior violência.
    Quem não tiver pecados, que atire a primeira pedra (Jesus Cristo)

  11. Netinho

    A respeito da ouvinte que falou sobre a abordagem feita no bairro do PLANALTO quero dizer que o tenente COSTA BRITO não estava de serviço nesse dia, e que tudo que acontece envolvendo a policial estão colocando o nome dele, então fica claro que não tem fundamento essas denúcias caluniosas.

  12. JURENI NANTES

    Duvido que aqui em Salgueiro alguém sinta falta deste horroroso, acho que quem deve está dando graça a Deus é família dele, por ele esta aqui, nus atormentando!

    IP – 189.33.161.135

  13. OLINDA DE JESUS

    É ABSURDO AS COLOCAÇÕES DESTE TAL DE RÔMULO, O POVO DE SALGUEIRO NÃO MERCÊ SER TRATADO COM PORCOS POR UM INDIVÍDUO QUE NEM É DA NOSSA REGIÃO.
    TALVEZ VOCÊ MEREÇA ESTE TENENTE COMO ALMA GÊMEA

  14. ALDO

    ADMITIR OS EXCESSOS DE COSTA BRITO, SERIA ADMITIR SUA CONIVÊNCIA COM SEUS ATOS.
    ESTE TENENTE É UMA FIGURA ARROGANTE, EXIBIDO, ATÉ SUA APARÊNCIA INTIMIDA.
    DIZEM QUE MATEUS FAZ MEDO AS CRIANÇAS, ESSE TENENTE FAZ MEDO A MATEUS.

  15. carmem

    conheço pessoas que se sentiram prejudicadas por esse tenente e prestaram queixa na delegacia de policia civil e na promotoria também, ai vem esse subcomandante dizer que não existem queixas formais, tenho conhecimento de muitas. agora as pessoas tem medo isso sim.

  16. HERIQUE BITTENCOURT

    Eu conheço o Tenente Costa Brito pessoalmente, é notório suas características psicopata. Ele de fato gosta de tortura psicologia e tem necessidade de platéia.
    Abuso de poder é apenas uma das suas arbitrariedades.
    Isso é facilmente comprovado pelo grande número de queixas ao seu respeito.

    IP – 189.33.161.135

  17. RÕMULO

    CADA UM TEM A POLÍCIA QUE MEREÇE, TRATOU BEM O POLICIAL DEVERÁ SER BEM TRATADO, TRATOU MAL OU COM DESRESPEITO ASSIM SERÁ TRATADO. O TENENTE É O CONTRAPESO QUE DEVE EXISTIR PARA BALANCEAR A EQUAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA NESSA CIDADE. SE SÓ HOUVEREM POLICIAIS BONZINHOS, EDUCADINHOS, OMISSINHOS, OU DESCOMPROMETIDOS COM A CAUSA POLICIAL A POPULAÇÃO EM PEQUENA PARTE NÃO RESPEITARÁ E O CAOS ESTARÁ INSTAURADO. ENTÃO POVO DE SALGUEIRO, RESPEITEM PARA SEREM RESPEITADOS, FALEM BAIXO PARA QUE O POLICIAL FALE EM TOM MODERADO COM VCS, E NÃO SE UTILIZEM DE “SALVOS CONDUTOS”, OU SEJA , NÃO QUEIRAM SE ESQUIVAR DAS INFRAÇÕES, SEJAM PENAIS OU ADMINISTRATIVAS, UTILIZANDO-SE DE NOMES DE PESSOAS INFLUENTES, NA TENTATIVA DE FICAREM IMPUNES PELAS TRANGRESSÕES. EU DEFENDO O TENENTE COSTA BRITO, POIS O CONHEÇO E SEI DO COMPROMETIMENTO DO PROFISSIONAL COM A ORDEM PÚBLICA, HOJE SALGUEIRO ESTÁ MAIS CALMO, OS POSSUIDORES DE SONS POTENTES EM MAIORIA APRENDERAM COM A DOR, A RESPEITAR OS OUVIDOS DOS OUTROS, VÁRIOS TRAFICANTES SAFADOS JÁ SUBIRAM PARA O PRESÍDIO, VÁRIOS ASSALTENTES JÁ FORAM RECOLHIDOS DO CONVÍVIO DIÁRIO CONOSCO, VÁRIOS ESTUPRADORES, ASSASSINOS, E DEMAIS BANDIDOS. ESTES REALMENTE O DEVEM TEMER, VCS POPULAÇÃO DE BEM NÃO. SE O CONHECEREM SABERÃO DO ESTOU FALANDO. FALAR A VERDADE É PRECISO, ELE É GROSSEIRÃO MAS É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO PARA CASOS DE CONFLITO, PRINCIPALMENTE COM FOLGADOS. SE ESSE CARA SAIR DAQUI DE SALGUEIRO, VCS VERÃO O NEGÓCIO CORRER FROUXO DE NOVO, AÍ SENTIRÃO FALTA DELE.

    1. carlos

      caro amigo,romulo palavras bem colocadas acho que vossa excelência nunca foi abordado pelo sr. ten. costa brito para o defende-lo assim ou sim deve ser policial militar, pois já presenciei sua abordagem em nenhum momento o cidadão que foi abordado deve o tom de voz aumentado e sim apenas a do tenente costa brito podia ser ouvida, outra coisa como se fala o major subcomandante dizer que todas as pessoas denunciantes são marginais que estão importunados por suas abordagem, garanto a vc se estas denuncias que ele fala fossem contra um soldado já existia até pedido de exclusão para o pobre Sd. ma como se trata de um oficial fica pelo dito não dito.

    1. MARTA ANTUNES

      Concordar com atos de selvageria deste TENENTE COSTA BRITO, é deixar de acreditar nas pessoas.
      Gente! pelo amor de Deus, esse homem não pode chegar aqui vindo de onde ninguém sabe e querer ditar normas, como se nossa cidade fosse um campo de guerra.
      Como se nossos vizinhos e amigos de infância fossem todos pré-destinados ao crime sem exceção. Ele é um obcecado!

      IP – 189.33.161.135

  18. karol

    quero parabeniza a policia pelo belo trabalho que vem feito em salgueiro se aqui tiver se 100 costa brito seria muito melhor so quem acha ruim e a quele que a noite andava com a moto com um roda fazendo babalo som do carro alto gente e melhor um BO do que um atestado de obito nao e mesmo valeu COSTA BRITO