Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sintepe: Assembleia define os próximos passos da luta

A

Educadores reunidos em mais uma assembleia, na tarde desta quinta-feira (13), no Teatro Boa Vista aprovaram o calendário de mobilização para os próximos dias. Entre os pontos estão: participação na paralisação nacional dos dias 17 a 19 de março, necessidade de cobrar efetividade na reformulação do PCC e uma nova assembleia que está marcada para o próximo dia 26, às 9h, no mesmo local.

Na mesa de negociação no dia 11, os representantes dos trabalhadores em educação, levaram uma pauta contendo pontos reincidentes, que já foram discutidos em outros momentos, como: o educador pernambucano continua recebendo o pior salário do Brasil, juntamente com a imposição da Lei Complementar 154 que extinguiu o PCC da categoria. Segundo Araújo, o governo apresentou a proposta e não quis debater.

No dia seguinte, a negociação tratou do reajuste salarial e de pontos da pauta dos administrativos e técnicos educacionais, com um reajuste de 7,5%, ampliação do reajuste do nível médio para superior, de 6 para 8%, manutenção da carreira e aplicação do percentual de reajuste a partir de julho de 2014. Araújo ainda enfatizou que os outros pontos o governo diz que não vai discutir na folha financeira. “A correção de tudo isso passa pela reformulação do plano de cargos e carreira”, pontuou.

Na assembleia, ficou acertado a manutenção do processo de negociação e a reafirmação da participação na greve dos três dias, com atos nos municípios no dia 17, panfletagem na Rua 7 de Setembro, centro do Recife, no dia 18. Além da ida a capital federal de um grupo de pernambucanos no dia 19 para representar o Estado na Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública. Depois de cruzar os braços durante os três dias, os trabalhadores em educação têm um nova assembleia marcada para o próximo dia 26, às 9h, no Teatro Boa Vista.