Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

‘Ressentimento’ da derrota é falta de compreensão democrática, diz Dilma

dilma-dillSem citar nomes ou fatos específicos, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (5) durante encontro com lideranças do PSD em Brasília que “ressentimento” por parte de quem perde as eleições é “incompreensão” do processo democrático.

Em seu discurso, a presidente afirmou que não se pode construir um muro no Brasil para dividir quem está no governo e quem está na oposição. A uma plateia formada por integrantes do PSD e ministros, Dilma ressaltou que o momento é de desmontar palanques e entender que em uma democracia disputa-se no processo eleitoral visões, propostas e e destaca-se diferenças entre projetos.

“Um governo tem que governar para todos os eleitores, independente de qual seja o voto daquele eleitor. […] Qualquer tentativa de retaliação por parte de quem ganhou ou ressentimento por parte de quem perdeu [a eleição] é uma incompreensão do processo democrático. Criaria no Brasil um quadro caótico, por exemplo, o fato do presidente eleito por um lado não conversar com o governador eleito do outro”, disse.

No evento, o partido reafirmou o apoio ao segundo mandato da petista. O presidente da legenda, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, se disse “parceiro” da presidente e afirmou que vê com entusiasmo a determinação de Dilma em buscar a melhora das instituições públicas.

Durante o discurso, Dilma ressaltou ser preciso saber perder. Segundo ela, em uma democracia “faz parte do jogo” um lado ganhar e o outro perder.

Fonte: G1

Um comentário sobre “‘Ressentimento’ da derrota é falta de compreensão democrática, diz Dilma

  1. Machado Freire

    Compreensão democrática uma figa !

    O país está revirado, cheio de problemas.

    Os mandatários tentam, a todo custo, “empanar” os problemas com conversas que não cabem, na cabeça de ninguém; coisas que deveriam tger evitadas e problemas que deveriam ter sido resolvidos.

    Agora, depois de uma campanha cheia de mentiras, sem um programa de governo e, pelo menos, a busca de uma alternativa, vem uma conversa mole desse tipo.

    Eles deveriam pedir desculpa pública à população brasileira.

    Dizer que enganaram, que nâo têm como bancar o grande número de obras inacabadas
    distribuídas por esse País afora.

    Como não somos derrotistas, clamamos a todos para resistirem, usarem a cabeça na busca de uma orientação à juventude, para que eles busquem consciência e aprendam a conviver com a adversidade.

    Mas devemos exigir medidas no sentido de um dia acabar com o flagelo das drogas que está bastante alicerçadas. Em qualquer distrito de qualquer lugarejo existe crack.

    ´
    E preciso muita paciência, muita coragem, não abaixar a cabeça.

    E exigir decência e vergonha na cara, pelo menos dos políticos que estão mais próximos de nós, como os vereadores e prefeitos.

    Vamos á luta, sempre, companheiros !