Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Rebelião em penitenciária no Rio Grande do Norte deixa pelo menos 10 mortos

Presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, iniciaram uma rebelião em um dos pavilhões, na tarde deste sábado (14). Trata-se de mais um capítulo da guerra entre facções com a morte de ao menos 10 presos.

O motim começou por volta das 16h30 e ainda não foi controlado pelas autoridades estaduais. Os presos teriam invadido o pavilhão 1 e o 5. O pavilhão 5 é uma unidade separada e que faz parte do Complexo de Alcaçuz.

Segundo a assessoria do governo estadual, trata-se de uma disputa entre as facções PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Sindicato do Crime RN, rival do grupo paulista e mais próximo da Família do Norte e do Comando Vermelho.

Em Alcaçuz, segundo fonte ouvida pelo jornal O Estado de S.Paulo, os pavilhões 1,2,3 e 4 são dominados pelo Sindicato do Crime RN e o 5 encontra-se com presos com algum tipo de ligação com o PCC.

De acordo com o comandante do Batalhão de Policiamento da Capital, coronel Osmar, foram deslocados para Alcaçuz equipes dos batalhões de Operações Especiais da Polícia Militar e de Choque, além de várias viaturas de apoio. Os policiais militares estão na área externa da penitenciária.

A Penitenciária de Alcaçuz é considerada a maior unidade prisional do Estado. Ela é formada por cinco pavilhões e tem 5.900 metros quadrados de área construída.

Informações publicadas no site da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania mostram que Alcaçuz tem um total de 620 vagas e abriga atualmente uma população prisional 1.083 presos em regime fechado.

Fonte: R7