Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

PT vai à PGR contra fala de Bolsonaro a técnicos da Anvisa

Congressistas do PT pediram neste sábado (18.dez.2021) à PGR (Procuradoria-Geral da República) a abertura de inquérito para investigar as supostas ameaças do presidente Jair Bolsonaro (PL) a técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que aprovaram o pedido da Pfizer para aplicar sua vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

Na última 5ª feira (16.dez.2021), Bolsonaro declarou em sua live semanal que havia pedido “extraoficialmente” os nomes dos servidores da agência que deram aval à vacinação de crianças contra o novo coronavírus e pretendia divulgá-los para que “todo mundo tome conhecimento e, obviamente, forme o seu juízo”.

Depois da transmissão, a Anvisa rebateu a declaração do presidente e disse, em nota, que “seu ambiente de trabalho é isento de pressões internas e avesso a pressões externas”. Diretores da agência afirmaram que o órgão “se encontra no foco e no alvo do ativismo político violento”.

Os petistas autores da representação também querem que a PGR peça proteção da Polícia Federal aos servidores da Anvisa que participam de processos referentes à aprovação da vacina da Pfizer para crianças.

Para os congressistas do Núcleo de Acompanhamento em Políticas Públicas de Saúde do PT, a fala indica que o presidente pode ter cometido abuso de autoridade, tanto na forma da Lei de Abuso de Autoridade quanto na forma de crime de responsabilidade.

Fonte: Poder 360