Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Projeto que permite agricultores pagar combustível de máquinas agrícolas para usá-las gera discussão na Câmara de Salgueiro

Vereadores de Salgueiro começaram a analisar nesta quarta-feira, 30, o Projeto de Lei nᵒ 019/2019, proveniente do Poder Executivo, que condiciona o uso de máquinas agrícolas em serviços particulares ao pagamento do combustível. A proposta, que institui o “Programa de Subsídio de Horas-Máquinas”, recebeu pedido de vista da vereadora Eliane Alves. Antes, gerou um debate intenso.

Aliado do prefeito, o vereador Pedro de Compadre, que também é agricultor, disse que é favorável ao projeto. “Com a quantidade de máquinas que o município possui hoje e com a crise que estamos passando, se não aprovar esse projeto nós vamos parar, porque não tem condição. A gente tá vendo aí que já está quase parando, porque é inviável para a prefeitura colocar as máquinas em funcionamento”, disse.

O oposicionista Erivaldo afirmou que é uma vergonha passar uma responsabilidade da prefeitura para a população. “Eu acredito que é cobrar impostos duas vezes. Se você já paga os impostos normais, você vai pagar em duplicidade, porque o valor de combustível não é barato. Aí vem outra pergunta: Como é que vão ficar os pobres que não têm condição de colocar o combustível nessas máquinas?”, indagou.

De acordo com o projeto, o combustível deve ser pago por hora trabalhada, apenas em serviços particulares. São isentos trabalhos que beneficiem toda a comunidade. O texto informa que a motoniveladora consome 25 litros de diesel por hora; o trator agrícola 12 litros por hora; a retroescavadeira 15 litros por hora; a pá carregadeira 25 litros por hora e a máquina PC 45 litros por hora. Atualmente o preço do litro de diesel gira em torno de R$ 3,50.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Projeto que permite agricultores pagar combustível de máquinas agrícolas para usá-las gera discussão na Câmara de Salgueiro

  1. Antônio de Pádua dos Santos

    No tempo que Marcones era Prefeito, teve máquina da Prefeitura fazendo açude em chácara lá no Uri para os proprietários fazerem festa e tomar cachaça nos fins de Semana e agora vem esses vereadores que eram Secretários na época de tanta desordem e Bagunça querer dar uma de SANTOS.