Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Presidente do PSB diz que Temer atua como ‘chefe de partido’

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, reagiu nesta terça-feira ao que viu como uma tentativa de cooptação de parlamentares do seu partido pelo presidente Michel Temer. Para Siqueira, ao sondar deputados dissidentes sobre a possibilidade de deixarem o PSB, Temer está deixando seus afazeres como presidente da República de lado para atuar como um dirigente partidário. O presidente do PSB diz que a ação demonstra que a principal preocupação de Temer é “salvar a própria pele”.

— O que me surpreendeu muito negativamente foi o presidente sair de seus afazeres presidenciais para tratar de um assunto tipicamente de chefe de partido. Ele se preocupa em fazer essa cooptação, como se o país não passasse pela gravíssima crise pela qual passa. Fica claro que, para Temer, a principal preocupação é salvar a própria pele — afirma Siqueira.

O presidente do PSB admite a existência de insatisfeitos em seu partido, alguns por questão de identidade, outros motivados pela posição da legenda em relação à reforma trabalhista, que fechou posição contrária à medida. Siqueira diz ver como algo normal uma eventual mudança de partido, mas diz que isto não é assunto para o presidente da República tratar.

— Isto revela o nível da política, a que ponto chegamos. Não quero dizer que é o fundo do poço para não desmoralizar o fundo do poço — critica o dirigente.

Siqueira ainda ironizou a disputa entre Temer e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que mantinha conversas com parlamentares dissidentes do PSB para negociar uma futura filiação ao DEM.

— Lateralmente, tem esse aspecto a ser resolvido entre o atual presidente e o pretendente a presidente. Mas, seria mais útil se um e outro cuidassem dos problemas graves pelos quais a população passa — afirma.

Fonte: O Globo