Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Presidente da Embrapa empossa novo Chefe-Geral do centro de pesquisa do Semiárido

Posse_Embrapa_Semiarido_Foto_Fernanda_Birolo (1)O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, empossou na manhã da última sexta-feira (14) o pesquisador Pedro Carlos Gama da Silva, no cargo de Chefe-Geral da Embrapa Semiárido. Realizado no auditório da instituição, em Petrolina, o evento contou com a presença de autoridades nacionais e locais, representantes do setor produtivo e empregados da empresa.

Na cerimônia, Maurício Lopes afirmou que as instituições de pesquisa, como a Embrapa, devem ter a capacidade de antecipar os cenários do futuro. “Nós precisamos fazer um grande esforço de olhar um pouco adiante e perguntar quais serão os novos desafios, novas oportunidades e novos riscos, e procurar tratá-los de forma inteligente, para que quando esses desafios cheguem nós estejamos preparados”, pontuou.

Entre os desafios apontados pelo presidente estão as mudanças climáticas e eventos extremos, como a seca, que devem ser cada vez mais constantes. Para Maurício, isso significará possivelmente desafios ainda maiores para o semiárido brasileiro. “Nós temos que ter a sabedoria de buscar conhecimentos e informações que empoderem desde a agricultura comercial, competitiva, exportadora, até os milhões de pequenos produtores que ainda não conseguiram alcançar o mercado e através dele melhorar a sua condição de vida, dos seus filhos e as perspectivas para o futuro. Esse é um desafio muito grande, e nós somos parte da solução”, disse.

O novo Chefe-Geral assumiu a responsabilidade não apenas de manter a Embrapa Semiárido na vanguarda da geração dos conhecimentos que garantam a construção da competitividade e sustentabilidade do agronegócio do semiárido brasileiro, mas também de ressaltar o papel da pesquisa pública, dando visibilidade às ações de pesquisa e desenvolvimento voltadas para o segmento da agricultura familiar, mantendo, portanto, o legado deixado pelas administrações anteriores.

Da redação do Blog Alvinho Patriota