Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Potências anunciam que acordo nuclear com o Irã entra em vigor em uma semana

Autoridades dos Estados Unidos, da União Europeia e do Irã anunciaram neste domingo que o acordo assinado com Teerã, para congelar seu programa nuclear, entrará em vigor a partir do dia 20 de janeiro.

O acordo, alcançado em novembro, prevê que o Irã permita o acesso de inspetores nucleares ao país e suspenda parte de seu programa de enriquecimento de urânio.

Em troca, potências internacionais vão amenizar algumas das sanções internacionais impostas à Teerã.

O Irã sempre negou que seu programa tivesse como objetivo obter armas nucleares, alegando que a única finalidade é suprir a demanda de energia do país.

Autoridades do alto escalão do governo americano disseram à BBC que entre os principais pontos que foram acordados nas últimas seis semanas dizem respeito à maneira como os inspetores receberão autorização para visitar as instalações nucleares do Irã. Segundo eles, os resultados do acordo envolvem:

– O Irã vai começar a diluir seu estoque de urânio enriquecido a 20% a partir de 20 de janeiro

– Todo o urânio desse tipo será destruído em seis meses

– Será permitido o acesso diário ao centro de enriquecimento de urânio na cidade de Qom

– Inspeções mensais serão autorizadas no reator de Arak

Alerta e ameaça

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, celebrou o anúncio, mas disse que ainda há muito trabalho a ser feito até que se alcance um acordo a longo prazo – o tratado entrará em vigor na próxima semana de forma interina.

“A partir do dia 20, o Irã vai, pela primeira vez, começar a eliminar seu estoque de urânio enriquecido e a desmantelar parte da infraestrutura que torna esse enriquecimento possível”, disse.

Fonte: BBC Brasil