Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Polícia Federal investiga pagamentos ilícitos de empreiteira ao ex-presidente Lula

Um laudo da Polícia Federal feito com base na quebra do sigilo fiscal da empreiteira Andrade Gutierrez destaca o pagamento de R$ 3,6 milhões para o Instituto Lula e a LILS Palestras, ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2011 e 2014. São valores que “transitaram” por uma conta chamada “overhead” trilhando mesmo percurso do dinheiro que abasteceu empresas investigadas por lavagem de dinheiro de propina alvo da Operação Lava-Jato, como firmas ligadas aos operadores financeiros Adir Assad, Fernando “Baiano” Soares, Mário Goes e Julio Gerin Camargo.

“Foram identificados lançamentos contábeis indicativos de pagamentos e doações a empresas e instituições vinculadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no montante de R$ 3.607.347, entre os anos de 2011 e 2014”, registra o laudo 10/2016, da PF. “Cumpre destacar que, conforme subseção III.3.5, recursos destinados à LILS transitaram pela conta contábil ‘overhead’ e realizaram percurso similar ao de empresas que estão sendo investigadas no âmbito da Operação Lava-Jato pela prática de lavagem de capitais e/ou pelo recebimento dissimulado de recursos.”

O laudo é de 25 de fevereiro e foi elaborado pelos peritos criminais federais Daniel Paiva Scarparo, Audrey Jones de Souza e Ivan Roberto Ferreira Pinto. Anexado ontem, ao inquérito aberto para apurar envolvido da Andrade Gutierrez no esquema de cartel e corrupção na Petrobras, o documento servirá para a Lava-Jato cruzar dados documentais com as declarações dadas pelos executivos da empreiteira, no acordo de delação premiada.

Os repasses a Lula foram incluídos no item “Pagamentos a ex-agentes públicos”. Em depoimento prestado nesta semana, na Justiça Federal, no Rio, o ex-presidente da Andrade Gutierrez Otávio Marques Azevedo citou o nome do ex-presidente num pedido de apoio em contrato firmado na Venezuela. O executivo negou ter feito pagamento de propinas ao petista. Segundo ele, um porcentual de 1% de contratos foi cobrado por outros interlocutores do PT, entre eles o ex-tesoureiro João Vaccari Neto. Por meio de sua defesa, Vaccari nega.

Fonte: Estado de Minas

2 comentários sobre “Polícia Federal investiga pagamentos ilícitos de empreiteira ao ex-presidente Lula

  1. savio barros

    ESSE SUJEITO TRAIU A MINHA CONFIANÇA.
    EU CONFIAVA NELE,TIPO UM SUPER HEROI ONDE ELE ERA A ALVAÇÃO DE UM PAIS CHEIO DE VIOLENCIA E ROUBALHEIRA.
    O QUE ACONTECEU:GANHOU AS ELEIÇÕES E PTARICA O QUE CONDENAVA……………..FORA PILANTRA…….NAO VOTO MAIS EM VOCE………FORA DILMA………ACABA PT

  2. Lito

    Lulla, como mito acabou, sua carapaça foi destruída e agora ele desce ao mundo dos mortais e terá de ser confrontado com o resultado de sua obra e terá que sentar no banco dos réus para responder pelos seus atos!