Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Polícia Federal apreende medicamentos descartados em Salgueiro e inicia investigação do caso

Centenas de caixas de medicamentos descartadas pela Secretaria de Saúde de Salgueiro, a maioria do mesmo tipo, para pressão alta, foram apreendidas pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, 16. O órgão policial fez a apreensão para apurar eventual desperdício de verba federal e possíveis consequências aos responsáveis.

Os medicamentos estavam acondicionados em nove tambores e teriam o lixo como destino. A denúncia foi feita pelo vereador Agaeudes Sampaio nessa terça-feira, 14, em vídeo postado nas redes sociais. O fato repercutiu em toda a região, sendo inclusive matéria na TV Grande Rio. Hoje, a PF pediu que o denunciante mostrasse onde os tambores com os remédios estavam.

Nota da prefeitura

Em nota, a prefeitura alegou que fez uma grande aquisição de medicamentos no início da gestão para as unidades de saúde e não há como controlar o consumo da população. “A redução de alguns atendimentos durante a pandemia também foi fator contribuinte para que a população consumisse menos os medicamentos inicialmente adquiridos, fazendo assim com que alguns deles atingissem a data de validade“, explicou, assegurando que investigará se houve outro fator que configure um descarte incorreto dos remédios.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

2 comentários sobre “Polícia Federal apreende medicamentos descartados em Salgueiro e inicia investigação do caso

  1. Wagner

    E ainda na fala do vereador tiago arraes, em vários momentos foi convicto quando para tentar isentar de culpa a estrutura capitaneada por seu irmão e secretário municipal, o também farmacêutico george arraes ao mesmo tempo que levantou a hipótese de os medicamentos terem sido adquiridos pela gestão anterior. Então sugiro aos Vereadores que tomem todas as falas acerca do assunto no pronunciamento de ontem e façam um paralelo com os possíveis achados pela PF ou façam uma apuração pela Câmara(assegurada pela Constituição Federal) sobre todos os lotes de medicamentos do fato, seus DANFES para fins de processos de rastreabilidades de medicamentos que são determinados e definidos pela ANVISA de forma clara e cristalina através de Portarias. Ao mesmo tempo o Órgão Municipal deve ter em seus registros baseados em fluxograma próprio, os DANFES atrelados aos empenhos. E quanto a esse tipo de controle, gabou-se o vereador tiago afirmando ter sido implantado na Secretaria por essa gestão. Se transparente for, todos os dados e protocolos devem estar disponíveis e assegurados aos parlamentares. Se os responsáveis não têm conhecimento sobre os fatos que sejam apuradas suas condutas e/ou obstruções de suas atividades/atribuições. Que sejam aferidos os prazos de validades em relação à data de entrega pela transportadora/fornecedor. “O sistema de rastreabilidade de medicamentos abrange todas as etapas da cadeia logística nas indústrias do setor, desde a fabricação do produto, até a dispensação do medicamento – local onde é administrado ou dispensado ao consumidor final”.

  2. Wagner

    Vergonhosa a tentativa de justificação do Vereador Tiago Arraes de mais uma vez valiosos recursos e saúde indo para a lata do lixo. Justificativas faladas por um leigo seriam aberrações porém proferidas por um profissional farmacêutico são torpes além de extremamente antiéticas. Aliás, mais um escândalo para a lista que já consta os milhares de ovos. Sem contar a formidável Altino Ventura sendo despejada da cidade.