Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

PF prende quadrilhas que assaltavam carteiros na Bahia

Pelo menos 18 pessoas foram presas na Bahia, na manhã desta sexta-feira, durante a Operação Carta na Manga, da Polícia Federal, com o objetivo desarticular uma quadrilha que assaltava carteiros para obter correspondências e realizar fraudes com cartão decrédito/débito. Cerca de 124 policiais estão cumprindo mandados de prisão e 33 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador e Feira de Santana.

Segundo a PF, o estudante de direito da FaculdadeIntegrada da Bahia (FIB), E. Q. B., era um dos líderes das quadrilhas desarticuladas. Com ele foram apreendidos duas armas, uma pistola ponto 40 e um revólver 38, que eram utilizados nos assaltos aos carteiros. Além de diversos eletrodomésticos, bens de valor comprados com os cartões roubados, uma caminhonete de luxo, diversos cartões roubados dos carteiros e apetrechos para a falsificação de documentos que eram utilizados para perpetração da fraude.

Ainda conforme a Polícia Federal, os criminosos recebiam entre R$ 50 a R$ 200 por cartão roubado e de posse dos cartões, outros assaltantes realizavam os desbloqueios.

A investigação começou no início deste ano com a excessiva quantidade de ocorrências de assalto aos carteiros. A partir daí, a PF identificou a maneira como a quadrilha atuava. A operação teve o apoio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), através das policias Civil e Militar.

Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha (artigo 288 do CPB), roubo qualificado (artigo 157, § 2, I, do CPB), estelionato (artigo 171 do CPB), falsificação de documento público (artigo 297 do CPB) e uso de documento falso (artigo 304 do CPB), que possuem penas privativas de liberdade que vão de 01 (um) a 10 (dez) anos, além de multa.

Fonte: Tribuna da Bahia