Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Papa faz sua primeira visita a Cuba

O Papa Francisco chega, na tarde de sábado (19), a Cuba, na sua primeira visita à ilha como pontífice. Existe a expectativa de que o Papa fale sobre a importância da reaproximação de Cuba com os Estados Unidos.

A ida do pontífice a Cuba é duplamente marcante. Em primeiro lugar, pelo espanhol, a língua comum que torna íntimo o diálogo entre o primeiro Papa nascido nas Américas e o povo cubano. Em segundo lugar, porque a ilha está mudando, em parte, graças a ele. A mediação do Papa Francisco foi essencial para o reatamento de relações entre Cuba e Estados Unidos. E ele quer que o processo avance mais.

Francisco já disse que o embargo comercial imposto pelos Estados Unidos contra Cuba, mais de meio século atrás, tem que acabar. Em antecipação à chegada do Papa, a Casa Branca anunciou, nesta sexta-feira (18), um pacote de medidas que reduz restrições impostas pelos Estados Unidos à ilha comunista nas áreas de comércio, investimento e viagens.

Em Cuba, uma das principais mensagens do Papa será a reconciliação, um tema que repercute na ilha, onde segundo grupos de direitos humanos, mais de 140 dissidentes ainda estão presos. Nos quatro dias que permanecerá em Cuba, o Papa Francisco rezará missas em Havana e nas cidades de Holguim e Santiago. Além de se reunir com o presidente Raúl Castro, deverá ter um compromisso que não está na agenda oficial: um encontro com o ex-presidente Fidel Castro.

Fonte: Jornal Hoje