Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Palocci afirma que Mantega vendia informação a banco

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci acusou o seu sucessor Guido Mantega de montar uma central que vendia informações do governo a entidades do sistema financeiro. A revelação teria sido feita nas negociações para um acordo de delação premiada do petista com o Ministério Público Federal, segundo relato do jornal “Folha de S.Paulo”.

De acordo com reportagem do veículo paulista, o propenso delator teria dado, inclusive, o endereço onde funcionava o balcão de ilícitos: o prédio do Ministério da Fazenda na avenida Paulista, em São Paulo. Lá, Mantega costumava despachar às sextas-feiras.

No acordo de delação que está sendo costurado, Antonio Palocci alega que Mantega antecipava dados a respeito de juros e edição de medidas provisórias, por exemplo. Os dados de interesse dos bancos, que podiam se preparar para medidas do governo, eram usados em uma troca de favores para garantir que bancos apoiassem o PT.

Segundo os relatos de uma fonte com acesso às tratativas, o esquema denunciado por Palocci teria começado no governo Lula, em 2006, e seguiu durante o governo Dilma Rousseff, enquanto Mantega, considerado um inimigo de Palocci, foi ministro, até 2015.

Fonte: O Tempo