Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Países começam a assinar na ONU tratado que regula comércio de armas

Delegados de dezenas de países se reuniram em Nova York nesta segunda-feira (3) para assinar o primeiro tratado para regular o comércio mundial de armas convencionais, que movimenta estimados US$ 70 bilhões em todo o planeta, mas os Estados Unidos não estavam entre eles.

Em 2 de abril, a Assembleia-Geral da ONU, que congrega 193 nações, aprovou por esmagadora maioria o Tratado de Comércio de Armas das Nações Unidas, cujo objetivo é manter as armas fora do alcance de criminosos e violadores dos direitos humanos.

Na ocasião, Irã, Síria e Coreia do Norte foram os únicos países a votarem contra. Por causa desses três Estados, uma conferência para elaboração do tratado, na sede da ONU, em março, não conseguiu alcançar o necessário consenso para aprovação do pacto.

O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Hector Timerman, foi o primeiro a assinar o tratado, após o início da cerimônia de assinatura na sede da ONU nesta segunda-feira. Houve uma grande salva de palmas depois de ele ter posto sua assinatura no documento.

De acordo com a ONU, 62 países, da Europa, América Latina, Ásia e África endossaram o tratado pela manhã, Brasil inclusive.

A alta representante da ONU para Assuntos de Desarmamento, Angela Kane, declarou a repórteres que várias outras nações vão assinar nos próximos dias, o que elevará o quórum inicial para 66.

Fonte: Reuters