Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Oposição venezuelana sai às ruas por referendo revogatório contra Maduro

A oposição venezuelana protestava nesta quarta-feira (25) nas ruas, no âmbito de sua estratégia de pressão por um referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro, colocando mais uma vez à prova seu poder de convocação em meio a um crescente mal-estar social.

Acolhendo um chamado do ex-candidato à presidência Henrique Capriles, 300 opositores se concentravam diante de um tribunal do leste de Caracas para rejeitar uma decisão judicial que restringe os protestos diante das sedes do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que deve definir a questão do referendo revogatório.

Capriles convocou manifestações diante dos tribunais em 20 cidades. Na capital, policiais e militares com equipamentos antimotins aumentaram sua presença em duas vias de acesso ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).

“Achar que os protestos podem ser calados com sentenças judiciais é tolice”, disse à AFP o secretário-executivo da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba, durante a concentração em Caracas.

O tribunal diante do qual esta mobilização ocorria ordenou às forças de segurança que protejam as instalações do CNE de “protestos não autorizados”, ao decidir a favor de um recurso de funcionários desta entidade que, segundo a oposição, é controlada pelo governo.

Segurando uma grande bandeira da Venezuela, os manifestantes exibiam cartazes com mensagens que denunciam a grave escassez de alimentos e remédios.

Fonte: G1