Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Operação é batizada de Arquivo X em referência às empresas de Eike

A operação desta quinta-feira (22) foi batizada de Arquivo X, numa referência à letra presente nos nomes das empresas de Eike Batista.

A nova fase da Lava Jato investiga se houve pagamento de propina para que o consórcio formado pela Mendes Júnior e OSX fosse escolhido para a construção de duas plataformas de petróleo para o pré-sal.

“Esse consórcio ganhou concorrência na Petrobras sem nenhuma capacitação para essas construções em obras relativas às plataformas P-67 e P-70. Nós temos aí claro a ocorrência de corrupção para que essas obras fossem abjudicadas para esse consórcio”, disse o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima.

Os investigadores afirmam que a contratação teve três vertentes de corrupção. Uma envolvendo o ex-funcionário da Petrobras João Henriques, que seria ligado ao PMDB e já foi condenado na Lava Jato. 

A outra seria de pagamentos para o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado André Vargas, também já condenados. Os procuradores alertaram que a evidência sobre a participação de Vargas é menor.

E a terceira, ligada ao ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

A investigação chegou a Guido Mantega depois de um depoimento espontâneo prestado pelo empresário Eike Batista em maio. Eike contou aos procuradores sobre uma reunião, em 2012, com o então ministro, em Brasília.

“E aí foi me feito o pedido de contribuir para contas da campanha, porque a campanha já tinha terminado, para acertar as contas no valor total de
R$ 5 milhões. Eu não sei se foi em um dia ou na semana seguinte, a Mônica procurou a empresa, não diretamente a mim, porque eu não conheço ela, nunca sentei com ela, nem com o senhor João Santana”, disse Eike na ápoca.

Mônica é Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana. O casal foi responsável pelas últimas três campanhas presidenciais do PT e já admitiu ter recebido pagamento ilegal para quitação de dívidas de campanha a pedido do Partido dos Trabalhadores.

No depoimento de maio, Eike disse que o pagamento foi feito em uma conta do casal no exterior. Na época, o valor foi convertido em US$ 2,350 milhões.

“É bom se observar que Mônica Santana era da equipe da campanha de 2010 da ex-presidente Dilma. Então, portanto, há de se supor que esta quitação de valores de dívidas de campanha se referia a esta campanha presidencial. Entretanto, nós vamos ainda aprofundar estas investigações”, disse o procurador.

Para os procuradores, houve uma coincidência entre a data da reunião entre Eike e Mantega e o pagamento da primeira parcela ao consórcio. Eles também reforçam a importância do cargo de Guido Mantega.

“A reunião aconteceu dia 1º de novembro de 2012, a liberação de recursos aconteceu dia 29 de novembro de 2012. Guido Mantega, reitero, além de ministro da Fazenda, era presidente do Conselho de Administração da Petrobras”, explicou Carlos Fernando.

Fonte: Jornal Nacional