Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Obama reconhece ter subestimado ameaça do Estado Islâmico

O presidente dos EUA, Barack Obama, reconheceu que o país subestimou a ameaça representada pela milícia radical Estado Islâmico (EI).

Obama admitiu ainda que a Inteligência americana superestimou a capacidade do Exército do Iraque de combater os radicais, quando questionado sobre erros de avaliação na resposta ao EI.

As declarações foram dadas em entrevista exibida neste domingo (28) pelo programa “60 Minutos”, da emissora americana CBS.

O líder americano disse ainda que a Síria se tornou um “marco zero” para os jihadistas de todo o mundo, com a guerra civil iniciada em 2011, e que a invasão americana do Iraque, em 2003, ajudou a colocar os militantes islâmicos “no subsolo”.

“Durante o caos da guerra civil síria, onde você tem grandes fatias do país completamente desgovernadas, eles foram capazes de se reconstituir e tomar vantagem disso”, afirmou Obama.

No início deste ano, em entrevista publicada pela revista “New Yorker”, o presidente americano chegou a comparar o EI a um “time júnior de basquete”, numa referência de que a Casa Branca estava mais preocupada com outros grupos extremistas, incluindo a rede Al Qaeda.

Fonte: Folhapress