Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

NUPREV

digitalizado-em-15-10-2009-10-04-1211Acaba de ser entregue à Comunidade de Salgueiro e região, uma viatura destinada aos trabalhos de prevenção. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Defesa Social, através do Núcleo de Prevenção à Violência, coordenado pelo Sr. João Evangelista.

Estiveram presentes ao evento, diversas autoridades, como o prefeito e vice de Salgueiro; comandante do 8.º Batalhão da Polícia Militar; Diretor do Presídio local; setores da sociedade organizada; a maçonaria e DeMolay, conselho tutelar e, principalmente, crianças da Escola Maurina Rodrigues, da Cohab que abrilhantaram o evento com belíssima apresentação folclórica.

nuprev4nuprev1nuprev2nuprev3

4 comentários sobre “NUPREV

  1. SANDRO CARLOS VIEIRA PATRÍCIO

    “O RECRUDESCIMENTO DE SALGUEIRO”

    Quando criança, início dos anos setentas, viajava constantemente de Cabrobó para Salgueiro, juntamente com meu pai, então Oficial de Justiça daquela Comarca, com objetivo de concretizar mandados judiciais, pois Salgueiro já era um Centro de referência, para onde as pessoas convergiam, principalmente para fazer negócios. Geralmente fazíamos isso se utilizando do velho misto, transporte coletivo da época. Lembro-me inclusive, quando da minha primeira viagem, ainda no ponto de espera, meu pai brincava, mandando que eu colocasse uma pedrinha na boca, espécie de simpatia da época, para quem estava a realizar sua primeira viagem.

    Na última quarta-feira de cinzas tive o privilégio de ser convidado pelo meu amigo/irmão, Alvinho Patriota a visitar Salgueiro, para sentir de perto o clima de expectativa positiva e aí resolvi acessar seu blog e tecer um breve comentário comparativo Salgueiro-Petrolina.

    Nos anos 70, paralelamente, Petrolina corria a passos largos no processo de desenvolvimento político e econômico, passando a ser a expressão maior de todo o Vale do São Francisco.

    Há mais de três décadas morando em Petrolina e diplomado Cidadão Petrolinense, me orgulho muito da dedicação dos políticos da nossa terra, pois graças às ações destes, tivemos um expressivo e reconhecido crescimento: primeiro, com a chegada da BR ligando Petrolina a Recife, ação de Nilo Coelho, então Governador de Estado, final dos anos 60, início dos anos 70; segundo, com o advento da agricultura irrigada num primeiro momento na década de 60, com a CODEVASF e o Projeto Bebedouro; terceiro, o fortalecimento da indústria na década de 70; quarto, a consolidação do pólo de irrigação, com a implantação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho nos anos 80; quinto, a criação da UNIVASF, nos anos 90, naturalmente dentre várias outras ações, que não pretendo com esse breve comentário pontuar nesse momento.

    Mas meus amigos, a sociedade é muito dinâmica e requer constantemente reavaliação do nosso planejamento estratégico para continuarmos sempre se desenvolvendo até porque, a indústria petrolinense decaiu, a irrigação tem sofrido muitos solavancos econômicos, principalmente devido às questões econômicas externas e restando agora, a aposta quase que total nos pólos de educação e médico, embora este último venha num processo complexo de dificuldades estruturais. Esperamos ainda, que a 3ª fase da irrigação se dê agora com o leilão que acontecerá nos próximos 60 dias através da CODEVASF, no sentido de fechar PPPs – Parcerias Públicas e Privadas, para exploração nos próximos dois anos do Projeto de Irrigação do Pontal Sul. Várias empresas internacionais têm procurado nossa região com interesse direto nessa negociação, onde basicamente terão a responsabilidade de terminar as obras de infra-estrutura de todo o projeto de 7.000 hectares, sendo obrigados a repassar 25% destes para os pequenos agricultores e o saldo ser explorado como lhes convier. Comenta-se de interesses na área de produção de biodiesel e álcool. Resta-nos esperar para ver, pois essa questão de reserva alimentar também é algo a ser analisado pela sociedade. Países como a Tailândia, por exemplo, não permitem que estrangeiros produzam alimentos em seus territórios – questão de SEGURANÇA ALIMENTAR. A China ultimamente retirou cerca de 800 milhões de pessoas da miséria rural absoluta e essas pessoas passaram a morar nas áreas urbanas industrializadas e literalmente comer, o que requer um aumento significativo da produção de alimentos no mundo. Temos que ter nossas reservas, imagino!

    Sendo assim, carecemos urgentemente de políticas estruturadoras e de estratégias macro econômicas locais, ambiciosas, ousadas, enfim DIFERENTES, a fim de não perdermos o bonde da história. Políticas no sentido de acelerar a concretização do projeto Aeroporto-Indústria, revitalização verdadeira e não “poética”, do distrito industrial, estudo amplo no sentido de desenvolver ações de estruturação do comércio varejista/atacadista, a exemplo do que vem fazendo cidades como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Feira de Santana, dentre tantas outras, em detrimento do boom da construção civil, pois esse é um processo que está se desenvolvendo em todo o País e nós precisamos de crescimento diferenciado. Políticas públicas estruturadoras são obrigação do poder público, pois a micro economia os empreendedores, principalmente os pequenos, dão conta do recado.

    Portanto, quero parabenizar todos os salgueirenses pelo momento que estão vivendo, similar aos momentos de glória de Petrolina, o bonde, ops, O TREM das grandes perspectivas de melhorias no campo econômico e social está passando, fruto de um plano de desenvolvimento federal, estadual e municipal, com a instalação do Pólo de Logística, da Transnordestina, da Transposição do Rio São Francisco, da Ponte do Ibó, da Rodovia Estadual que liga o Trevo de Jutaí a Urimamã. Tudo isso e muitas outras ações que virão, certamente possibilitarão a implantação de diversas plantas industriais e empresas prestadoras de serviços, capazes de melhorar a renda, a geração de emprego e as condições sociais de toda a população,como comentou Josias Albuquerque, presidente da Federação do Comércio de Pernambuco esta semana aqui em Petrolina, por ocasião da abertura da Feira da Pequena Empresa, que se realizará em Petrolina no período de 12 a 15/05/2010, da necessidade de olharmos para o ENTORNO, pois este está com muitas perspectivas de desenvolvimento, citando inclusive Salgueiro e que nós petrolinenses precisamos ficar atentos a isso para não ficarmos para trás nesse processo regional de desenvolvimento.

    Salgueirenses, não percam o bonde, ops, O TREM da história, fortaleçam os políticos que representam sua comunidade e EMPREENDAM.

    Sandro Carlos Vieira Patrício
    Administrador de Empresas, formando de Direito e sócio da Premier Material de Construção ((87)3864.1003)

  2. Francisco

    Já procuraram a Associação de Cabos e Soldados, Deputado Soldado Moisés, MP ou a Justiça? Procurem todos os meios e não fiquem reclamando apenas nos blogs.

  3. ana carvalho

    O anônimo tem mais ki razão, tudo isso acontece e é denunciado,só que as autoridades continuam esperando sebe-se lá o que!”Só querem saber de fazer leis, agora queremos saber pra que e do que serve tantas leis, se não tem quem as faça valer.tambem pergunto cadê um tal de direitos humanos que não apuram essas denuncias. é por conta disso é que muitos póliciais maltratam as pessoas aqui fora são humilhados, maltratados, na sua corporação, querem descontar na população é vergonhoso isso.Políticos cadê vocês?

  4. ANÔNIMO

    PARABÉNS SALGUEIRO:
    MAIS DOUTOR A REALIDADE AINDA É OUTRA:
    POR FAVOR DIVULGUE:
    “POLICIAIS MILITARES DO 8ºBPM – CLAMAM POR SOCORRO”

    Não posso me identificar porque assim sofrerei represálias por resto da minha vida.

    Os Policiais Militares do 8ºBPM vivem há quase um ano, em regime de DITADURA e de escravidão impostos pelo atual comandante do 8ºBPM.
    Fato chocante é que mesmo tendo conhecimento de todos os seus desmandos e arbitrariedades do poder público local, prefeito, deputados e vereadores não fazem NADA para libertar os policiais dessa ESCRAVIDÃO que estão vivendo pois, diz o art.144 da Constituição Federal do Brasil, Segurança Pública é dever do Estado, DIREITO E RESPONSABILIDADES DE TODOS.
    Mais os policiais dizem que não vão se meter com isso, porém, querem segurança, para uma sociedade que chama por segurança a cada dia.
    É DESUMANO o que os policiais estão vivendo, passam o dia todo em pé sobre sol forte em horário mais propicio a um CÂNCER DE PELE com uma carga excessiva de 24horas de serviço e com o seu horário de refeição reduzido. ” O HOMEM SAI DO SERVIÇO AOS PEDAÇOS. É transportado nas carrocerias das S-10,chegam a colocar 10 pessoas soltas na carroceria, o que vai de encontro ao CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO”. Semana passada 2(dois) policiais cairam de cima da carroceria da S-10(VIATURA DA PMPE 8ºBPM) em movimento podendo a vir sofrer uma grave lesão ou morrer. Está semana foi triste, pois, um bom policial, integro, honesto em bom pai de família, foi humilhado, ameaçado de transferência e de prisão, não suportou a pressão e enfartou, esta na UTI de um hospital em Serra Talhada e sua família sofrendo muito com isso. “PEDIMOS SOCORRO!!! ” AS ARMAS JÁ FORAM ROUBADAS, POLICIAL ENFARTADO E REGIME DE ESCRAVIDÃO. O QUE MAIS AS AUTORIDADES ESPERAM PODER AGIR?…
    OBRIGADO,