Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Nota de esclarecimento do Pronto Socorro São Francisco

Na quinta-feira (03/09/15) a UTI do Pronto Socorro São Francisco recebeu o paciente P.S, 14 anos, procedente do Hospital Regional Inácio de Sá e natural da cidade de Salgueiro em estado geral gravíssimo por infecção respiratória de início rápido e progressivo e de etiologia desconhecida. O Paciente é morador da zona rural do Município de Salgueiro e iniciou suas queixas dia 30/08/15 com relato de febre, dor e aumento do volume cervical e placas purulentas na orofaringe. No dia 31/08/15 o mesmo foi atendido na emergência do Hospital Regional e foi internado com suspeita de Amigdalite Bacteriana.

Os dois irmãos deste paciente,D.S e C.S, de 19 anos, também apresentaram queixas semelhantes, porém sem tanta intensidade e não foram internados. O paciente P.S ficou internado por 3 dias no Hospital Regional até que em 03/09/15 evoluiu com insuficiência respiratória grave e foi transferido para a UTI do Pronto Socorro São Francisco. Paciente foi submetido à traqueostomia de urgência e foi adaptado à ventilação mecânica, os médicos de plantão decidiram por solicitar uma tomografia da região cervical para esclarecimento diagnóstico e as imagens evidenciaram um processo infeccioso/inflamatório gravíssimo que acometia a orofaringe, nasofaringe, musculatura e impossibilitava a passagem de ar pela via aérea (nariz e boca) . A partir de então se iniciou uma investigação extensa sobre o que poderia estar causando tamanha infecção em um menor de 14 anos, hígido até então e sem comorbidades importantes e houve também a grande preocupação em esclarecer se os irmãos deste menor poderiam estar com o mesmo problema.

Foram coletados diversos exames e culturas de sangue, secreção de traquéia e das placas de pus e enviadas para estudo. Paciente evoluiu com piora gradativa e falência múltipla. Solicitamos vaga em UTI especializada em doenças infecciosas e parasitárias no Recife e a mesma foi cedida para o Hospital Universitário Osvaldo Cruz. A UTI aérea realizaria a transferência dia 05/09/15 as 6h da manhã, mas infelizmente o paciente foi à óbito dia 05/09/15 as 00:30h . Os irmãos deste paciente já se encontram na enfermaria de DIP (Doenças infecto parasitárias) do Osvaldo Cruz para prosseguimento de investigação. Há fortes suspeitas que esse quadro poderia estar relacionado à uma doença denominada Difteria até então erradicada por ser prevenida pelo uso de vacinas.

NÃO HÁ COMPROVAÇÃO DE NENHUMA DOENÇA ATÉ O MOMENTO. AS CULTURAS DESTE PACIENTE BEM COMO DOS IRMÃOS JÁ ESTÃO EM ANDAMENTO NO LABORATÓRIO CENTRAL DO ESTADO PARA INVESTIGAÇÃO. ORIENTAMOS APENAS A TODA POPULAÇÃO QUE POR ENQUANTO CHEQUEM A CARTEIRA VACINAL DE SEUS FILHOS E DIANTE DE QUALQUER SINTOMA SEMELHANTE E PRINCIPALMENTE EM PESSOAS QUE SABIDAMENTE ESTIVERAM EM CONTATO COM ESSES PACIENTES RENOVEM SUAS VACINAS ATÉ POSTERIOR CONFIRMAÇÃO OU FECHAMENTO DE ALGUM OUTRO DIAGNÓSTICO.

Dra. Patrícia Belfort de Carvalho – Médica Intensivista