Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

No Brasil, 155 mil pessoas vivem em situação de escravidão

A organização internacional de direitos humanos Walk Free Foundation divulgou nesta segunda-feira, 17, um levantamento que mostra que 36 milhões de pessoas no mundo, incluindo crianças, vivem em situação de escravidão atualmente. Esse total representa 0,5% da população global e inclui trabalho forçado ou por dívidas, tráfico humano ou sexual  e até casamentos em que uma das partes é subserviente.

No Brasil, cerca de 155 mil pessoas vivem em situação de escravidão moderna. Ainda assim, esse total apresenta um dos menores índices do continente americano, ficando atrás de Canadá, Cuba e EUA. Já o Haiti é o país com maior prevalência de escravatura do continente. com 2,3% de sua população nessa condição. Mesmo assim, a América é o segundo continente com o menor índice de trabalho escravo, atrás apenas da Europa. Mesmo assim, cerca de  1,28 milhão de pessoas  são vitimas de escravatura na região.

O relatório da Walk Free Foundation destaca ainda que o Brasil é o pais do continente com respostas do governo mais firmes  contra a situação, e encoraja empresas a pressionar em todas as etapas da cadeia produtiva para acabar com o trabalho escravo.

A maior prevalência desse flagelo está no trabalho agrícola e na exploração sexual. Um dos principais fatores para essa prevalência na região é a mobilidade transnacional. Pessoas vulneráveis abandonam seus lares em busca de trabalho e acabam caindo em armadilhas laborais, em que são submetidas à servidão por meio de dívidas, ausência de descanso, falta de água potável e confinamento físico.

Fonte: Opinião e Notícia