Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mudanças climáticas: EUA prometem US$ 3 bilhões para combater efeitos

Começou neste sábado (15), em Brisbane, na Austrália, a reunião do G-20, que reúne as 20 maiores economias do mundo. O enviado especial Márcio Gomes acompanhou o primeiro dia do encontro.

O dia de sol era um convite para aproveitar o que Brisbane tem de melhor. Para os chineses que moram na cidade havia apenas um lugar: em frente ao hotel do presidente Xi Jinping,

A presidente Dilma logo cedo, no hotel, se reuniu com os líderes dos Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

No encontro, eles discutiram as etapas de implementação do novo banco de desenvolvimento, para financiar projetos de infraestrutura, e destacaram a importância de uma reforma no Fundo Monetário Internacional.

Na abertura do G-20, o primeiro-ministro da Austrália deu as boas-vindas aos participantes, que pretendem acelerar o crescimento da economia mundial e a geração de empregos.

Cada país teve a palavra – foi uma reunião fechada e o Itamaraty não liberou o teor do discurso da presidente Dilma Rousseff.  Depois, na foto oficial, ela ficou ao lado do presidente americano, Barack Obama.

Pode ter ajudado a desfazer o mal-estar provocado pelas denúncias, do ano passado, de que a agência de segurança dos Estados Unidos espionava empresas brasileiras e a própria Dilma. Ainda houve mais um encontro entre Dilma e Obama neste sábado. Foi muito rápido, entre um evento e outro aqui na conferência. Não se sabe sobre o que os dois conversaram.

Discursando para alunos de uma universidade, Barack Obama destacou o valor da democracia e do meio ambiente. E anunciou a doação de US$ 3 bilhões para financiar medidas que reduzam o impacto das mudanças climáticas nos países pobres da Ásia.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki moon, também pediu aos participantes do encontro que discutam e enfrentem o impacto do ebola na África.

Fonte: Jornal Nacional