Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPPE investigará corrupção no presídio de Salgueiro

presidio1

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Secretaria Estadual de Ressocialização (SERES) estão investigando uma denúncia feita por Agentes Penitenciários de Salgueiro, afirmando haver corrupção no presídio da cidade. O gerente da instituição estaria recebendo dinheiro de presos em troca da redução de pena. Os detentos pagariam de R$ 200 a R$ 300 reais por atestados de estudo e trabalho que em conseqüência reduziriam suas penas em vários meses.

Um dossiê foi divulgado com quase 100 nomes de presos supostamente beneficiados sem nem sequer trabalhar ou pegar num livro para estudar, todo o conteúdo foi repassado para a SERES. Um dos presos com o nome na lista de beneficiados teria cursado a universidade, porém teve sua pena reduzida 56 dias por ter feito 1.120 horas do curso de alfabetização para adultos. No documento também constam dois atestados com o nome dele, somando 577 dias de trabalho. A redução de pena total para este preso seria de 248 dias.

Grande parte dos atestados estão assinados pelo gerente do presídio, Luiz Fábio Rodrigues Carvalho de Souza, o Fabinho. No dossiê há autorizações para saídas temporárias. Ainda segundo o documento alguns presos do regime semi-aberto extrapolam o número permitido de saídas (35).

Em um bilhete dirigido ao gerente do presídio um detento pede ajuda em troca de algum favor, – Senhor me ajuda e eu ajudo o senhor, – escreveu um dos presos. Fabinho nega as acusações, segundo ele o dossiê pode ser armação de alguns funcionários do presídio contra ele, por vingança, mas admite que haja mais detentos trabalhando que as vagas de emprego remunerado disponíveis.

Marcellus Ugiette, Promotor das Execuções Penais, afirma que caso as denúncias sejam verdadeiras, elas são gravíssimas.

Com informações do Jornal do Commercio

2 comentários sobre “MPPE investigará corrupção no presídio de Salgueiro

  1. francisco de assis

    Fui preso durante 3 anos, justamente na gestão do Sr. fabinho. Sempre fui bem tratado. Nunca me cobraram nada. Qdo minha cadeia venceu, ele pediu pro advogado da casa, fazer meu pedido e deu tudo certo.
    Agora é o seguinte: tem uns agentes corruptos que vivem querendo derrubar ele a todo custo. Isso é uma vergonha. Os que mais falam sao os que poe celular, droga e cachaça pra dentro da Unidade. Tem uns famosos quarto de hora(de descanso) que é a hora da máfia agir.

  2. Antonio Gonçalves da Silva

    Na minha opinião muito tarde para se fazer investigação que todos nós que fomos presos sofremos com extorsões praticadas por esse diretor “Fabinho” que diz sempre ter padrinhos fortes na Secretaria, o Secretário…Acho que por isso sempre nos tratou mal, e querendo todo dinheiro que nossos familiares tinham…Qualquer coisa que se precise, como o atestado de recolhimento, tinha que pagar…Uma vergonha esse rapaz sem formação nehuma ainda está na frete de um presídio.Corrupto e não sei quantas vezes fui ameaçado por ele mesmo…para que eu desse dinheiro a ele…um picareta…espero que agora tudo venha a tona e ele seja responsabilizado e se possível afastado do cargo…Demorou…