Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPF denuncia funcionário de lotérica de Belém do São Francisco acusado de obter vantagens ilícitas de beneficiários do Auxílio Emergencial

Depois de concluir as investigações da Operação Ágio Emergencial, deflagrada em 2020, o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia à Justiça Federal contra um funcionário de uma casa lotérica de Belém do São Francisco, acusado de obter vantagens ilícitas sobre valores recebidos de beneficiários do Auxílio Emergencial. O subsídio foi pago pelo Governo Federal em decorrência da pandemia de Covid-19.

De acordo com o MPF, as investigações apontaram que o funcionário da lotérica cobrava 10% do valor do auxílio daqueles que não quisessem pegar fila para receber o dinheiro. O procedimento teria sido realizado pelo menos 29 vezes, totalizando R$ 85 mil para o autor da prática criminosa.

Na denúncia, o MPF destaca que o funcionário recebia os cartões dos beneficiários com as respectivas senhas e sacava o dinheiro no dia que o benefício era liberado. Ele ficava com 10% e enviava o restante ao dono do cartão por meio de mototáxi.

O órgão, através da Procuradoria da República em Salgueiro/Ouricuri, denunciou o acusado por crime continuado de corrupção passiva, com o agravante de que as irregularidades foram praticadas em pleno contexto de uma calamidade pública. Caso a Justiça Federal aceite a denúncia, ele pode ser condenado a, no mínimo, 5 anos de prisão.

Da redação do Blog Alvinho Patriota