Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MP cobra divulgação de gastos com estruturas temporárias do Beira-Rio

O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul está cobrando do governo do estado a divulgação da captação de recursos e dos gastos com as estruturas temporárias do Beira-Rio para a Copa do Mundo. Conforme o promotor Nilson Oliveira Rodrigues Filho, a lei criada para financiar os equipamentos em troca de isenção fiscal prevê a publicação dos dados, em tempo real, no site da administração estadual.

O MP encaminhou um ofício com a solicitação à Secretaria do Esporte e do Lazer na semana passada. “Queremos a radicalização da transparência desses gastos. Verifiquei que as estruturas começaram a ser instaladas no Beira-Rio e pedi que a Secretaria justificasse o porquê de não estar cumprindo o decreto do governador”, comentou ao G1 o promotor Rodrigues Filho.

Segundo o promotor, todos os itens das obras devem constar na divulgação do governo. “Devem ser disponibilizados os dados de captação e os gatos referentes à execução da obra. Tem que colocar cada item de gasto. Isso é importante para todos poderem acompanhar o uso dos recursos”, acrescentou.

A promotoria do MP chegou a realizar um contato extraoficial com a Secretaria do Esporte e do Lazer. “Eles disseram que no momento estavam mais preocupados em captar os recursos com as empresas que vão participar do projeto”, relatou Rodrigues Filho.

A assessoria do Comitê Gestor da Copa no RS informou que publicaria os gastos com as estruturas temporárias em seu site institucional. No início da noite, o governo divulgou as informações em relação ao funcionamento do financiamento, aos gastos de cada empresa e o valor que o governo poderá despender para equipamentos que poderão ser usados após o Mundial.

Fonte: G1