Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Morador de Petrolina denuncia irregularidades no Abatedouro Municipal

Ao publicarmos uma matéria nesta sexta-feira (03) sobre o Abatedouro Municipal de Petrolina, com informações divulgadas pela Prefeitura do Município sobre o funcionamento do local, parecia que finalmente havíamos encontrado um matadouro público em situação regular no Estado de Pernambuco, no entanto, segundo alguns moradores da cidade, a realidade é outra. A propaganda da prefeitura fez surgir em todo município uma série de denúncias contra o abatedouro.

Em um vídeo divulgado na manhã de hoje pelo blogueiro e radialista Carlos Britto, os animais aparecem sendo abatidos a pauladas, contrariando o que a administração municipal divulgou, afirmando que o abate é realizado atualmente com pistola pneumática para ‘diminuir o sofrimento dos animais’.  A pessoa que entregou o vídeo para o blogueiro denunciou que o abate é feito com porrete porque a pistola sempre apresenta defeito.

Vizinho do matadouro, Alex Sidney enviou um e-mail esta tarde para a redação do Blog Alvinho Patriota apontando que os órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público, fazem vista grossa para os problemas do local de abate.

“Em 2007 ingressei com ação individual, com base no artigo Art. 1.277 do Código Civil: O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha. Lógico que moscas, berros de boi morrendo e cheiro de carniça prejudicavam a saúde e sossego da minha família. Ocorre que o MP em Petrolina foi contrário a ação, com o argumento que ‘cabe apenas ao Ministério Público’ defender os direitos difusos”, relata.

Sidney expõe que ainda está aguardando o Ministério Público entrar com a ação contra o Matadouro Público, mas já se passaram 5 anos e nenhuma atitude foi tomada. “A promotoria de meio ambiente só se apresenta eficiente contra os pequenos caçambeiros que transportam areia, nunca contra a prefeitura municipal”, reclama. Na opinião de Alex a promotoria está se contradizendo em relação às denúncias feitas contra o abatedouro.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes