Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério da Integração Nacional realiza atividades culturais em Custódia para celebrar o mês da Caatinga

O Ministério da Integração Nacional tem realizado diversas atividades nas cidades em torno do Projeto de Integração do Rio São Francisco para comemorar o mês da Caatinga. O município de Custódia, localizado no Sertão pernambucano, encerrou nessa terça-feira (29) as comemorações para celebrar a data. Com o tema “O drama nordestino”, foi apresentada uma peça teatral que retratou aos moradores da região os dilemas da seca.

Durante o mês de abril ocorreram outras ações para marcar a data no Centro de Comunicação Social de Custódia. Uma palestra educativa sobre a importância da caatinga foi ministrada para alunos da Escola Estadual General Joaquim Inácio. Os estudantes aprenderam mais sobre suas características, aspectos gerais e formas de conservação do bioma. Os alunos ainda assistiram apresentação do grupo de xaxado Luar do Sertão.

O estudante Hiago Martins fez parte das ações promovidas no município e já pensa em repassar as informações obtidas para outras pessoas. “Eu vi muitas coisas que eu não sabia, muitas imagens. O que eu vi, eu posso passar para o meu filho futuramente”, afirma. “Vou plantar a muda que ganhei de Caatinga em um local bem plano, com muito carinho. Pode ter a seca, pode ter o que for, mas a Caatinga vai ser sempre da gente”, completa.

Na opinião da professora Rejane Farias do Nascimento a ação proporcionou aos alunos um importante momento de conscientização, tanto sobre a caatinga quanto sobre o Projeto São Francisco. “A gente trabalha muito com esses temas, por isso a importância da gente trazer eles para conhecer mais porque tem muitos que não conhecem. Aí, a gente resolver trazer eles para conhecer mais de perto”, explica.

Engenheira ambiental, Maria Augusta Bezerra incentiva a ação e revela a necessidade de a população local conhecer mais sobre a caatinga. “A gente tenta passar pra eles a parte ambiental. A gente foca nessa questão para o conhecimento geral da população a respeito do bioma em que estão inseridos”, destaca.

Da redação do Blog Alvinho Patriota