Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MINC e FUNDARPE selecionaram nove propostas de artistas e produtores culturais

Salgueiro foi terceiro em quantidade de projetos enviados no Semiárido Pernambucano 

Artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais das cidades de Cedro, Salgueiro, Verdejante e Parnamirim foram contemplados, através de nove projetos, com um valor de até 30 salários mínimos cada.

Os recursos são provenientes do Ministério da Cultura – MinC, que estabeleceu parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe no lançamento do edital para o Apoio a Microprojetos Culturais no Estado de Pernambuco, com foco nos municípios da Região do Semiárido pernambucano.

Os proponentes, sendo grupos formalizados ou não, além de pessoas físicas, enviaram propostas de ações na área cultural, objetivando o benefício de jovens de 17 a 29 anos. Foi o caso do bailarino Cícero Luiz dos Santos, conhecido por todos em Salgueiro como Cícero da quadrilha, também diretor do Balé Popular Art Expressão, que apresentará, durante o ano de 2010, o maracatu Baque Virado Nação Salgueirense, com jovens em situação de vulnerabilidade social. “O meu intuito é colocar as pessoas de Salgueiro numa cultura nova, ensinar o maracatu, sua história, a construção, afinação e a execução de instrumentos, além de abrir as portas para uma visão diferente”, explica o coordenador do projeto. Cícero pretende, com essa iniciativa, oferecer opções para que o público saia da mesmice cultural, além de tentar resgatar adolescentes da rua, das drogas e de práticas criminosas.

O resultado dos aprovados foi divulgado na abertura da II Conferência Estadual de Cultura, em Recife, no dia 08 de dezembro. Salgueiro teve destaque por ser o terceiro município no Estado de Pernambuco em quantidade de projetos enviados (17) dentro do prazo de inscrição, ficando atrás, apenas, de Petrolina e Caruaru, que realizaram, respectivamente, 27 e 19 inscrições.

Cada município do Semiárido tinha o direito à admissão de um projeto. No entanto, os recursos não-pleiteados em algumas cidades foram automaticamente remanejados para aquelas que enviaram maior número de propostas, como foi o caso de Salgueiro.