Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mendonça Filho diz que faltava “decisão política” para a Univasf chegar a Salgueiro

Durante jantar com a imprensa e diversas autoridades políticas de Salgueiro e região na noite dessa quinta-feira (24), na Casa do Sanfoneiro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, falou sobre a autorização que assinará nesta sexta-feira (25) para a implantação do primeiro campus universitário federal no Sertão Central. O evento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, do Senador Fernando Bezerra Coelho, do prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, do vice-prefeito de Salgueiro, Dr. Chico, do prefeito de Serrita, Erivaldo Oliveira, do deputado Augusto Coutinho, vereadores de Salgueiro e outras autoridades.

Segundo Mendonça, o que faltava era decisão política para a Univasf chegar ao município de Salgueiro. “Nos últimos anos a Univasf cresceu muito para o Piauí e cresceu substancialmente para a Bahia e Pernambuco ficou exclusivamente com o Campus Petrolina. Então existia o planejamento de expansão para o território pernambucano, mas não existia decisão política para isso. O Reitor da Univasf tinha discutido esse tema no passado com o Conselho Universitário, mas infelizmente não se consolidou”, disse.

“Ao assumir o ministério, convidado por Michel Temer, eu levei a discussão para o Reitor da Univasf, investimos fortemente em várias obras da Univasf em Petrolina, inclusive entregamos até a Policlínica, que estava inacabada, assim como outras obras, e dissemos a ele que tínhamos disposição de alocar recursos do próprio MEC para viabilizar a implantação do campus em Salgueiro. Então o Reitor levou essa discussão para o Conuni, que aprovou, e a gente está criando as condições do ponto de vista orçamentário e financeiro para que o campus de Salgueiro seja instalado”, completou.

Campus vai ser construído na antiga estação ferroviária

O campus vai ser construído na antiga estação ferroviária, em terreno com 148.397 m² situado na Rua Tenente Oswaldo Varejão, que será repassado pela prefeitura. O prefeito Clebel Cordeiro e  Mendonça assinam o protocolo de intenção de doação hoje. Depois o Poder Executivo precisará enviar projeto para a Câmara de Vereadores  respaldar a doação. O valor estimado da obra é de R$ 12 milhões e o campus tem previsão de funcionamento já em 2018.

Mendonça garante que não faltarão recursos para a construção. “Quando se tem competência e compromisso o dinheiro aparece e a gente  vai render o dinheiro. Quero dizer de forma pública que o meu compromisso é tirar essa obra do papel e fazer com que os estudantes sertanejos tenham acesso à educação pública de qualidade”, assegurou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

2 comentários sobre “Mendonça Filho diz que faltava “decisão política” para a Univasf chegar a Salgueiro

  1. Machado Freire

    A pergunta é: o que os Coelho de Petrolina foram fazer em Salgueiro?

    Mendonça Filho respondeu na bucha”: faltou decisão política.

    Vamos explicar: os Coelho e outro bichos da política regional metidos a alguma coisa, nunca fizeram nada por Salgueiro.

    Aliás, Coelho só levou voto de Salgueiro.

    Ai vem outra pergunta: Quem foram os políticos que apoiaram (se venderam) aos Coelho de P>etrolina.

    Então, a história é esta, nua e crua.

    Caiam na real.

    Outra: a ação anunciada por Mendonça Filho não é uma coisa feita caldo de cana.

    Isso leva tempo e precisa de muito dinheiro.

    Quem estiver apostando -pensando e plrometendo votos, vai quebrar a cara.

    Está dito. PASSA A RÉGUA..