Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Maracatu Nação, Maracatu Baque Solto e Cavalo-Marinho estão perto do título de Patrimônio Imaterial do Brasil

As expressões culturais pernambucanas Maracatu Nação, Maracatu Baque Solto e Cavalo-Marinho estão cada vez mais próximas de se tornarem Patrimônio Imateriais do Brasil. Nessa segunda-feira (03) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) publicou no Diário Oficial da União que os três ritmos receberam pareceres favoráveis da Câmara Técnica para o Registro no Livro das Formas de Expressão do IPHAN.

O inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) de cada uma dessas manifestações foi entregue ao IPHAN no dia 13 de agosto de 2013, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

A publicação no Diário Oficial também determina que, no prazo de 30 dias a contar de ontem, qualquer interessado pode apresentar uma manifestação em defesa das candidaturas pernambucanas. Após este período de 30 dias, o pedido de registro deve ser votado em reunião do Conselho Consultivo, em dezembro, podendo ou não receber parecer favorável.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é formado por nove representantes de instituições públicas e privadas e por 13 representantes da sociedade civil, indicados pela presidência do IPHAN e designados pelo Ministério da Cultura.

Da redação do Blog Alvinho Patriota