Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Manifestantes sem-terra protestam em Brasília

Aproximadamente 20 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) protestam pelas ruas de Brasília nesta quarta-feira (12). Eles reivindicam ações do governo a favor da reforma agrária. O grupo se concentrou em frente ao ginásio Nilson Nelson e começou a caminhada em direção à Esplanada dos Ministérios.

Houve um pequeno confronto entre os manifestantes e policiais. Pelo menos um trabalhador sem-terra foi agredido e outro foi preso por agredir um PM. O MST reagiu jogando pedaços de paus e pedras e a policiais responderam com bombas de gás.

Mais cedo, ele ocuparam o saguão da portaria principal do Ministério da Educação (MEC) para entregar ao ministro da Educação, José Henrique Paim, carta em que pedem a abertura de mais escolas no campo, melhor transporte escolar e merenda para os alunos, entre outras demandas.

Os sem-terra, estimados em 750 pelo MST e em 300, pelo MEC, chegaram ao prédio, na Esplanada dos Ministérios, por volta das 10h e saíram ao meio-dia, após entregar a carta ao ministro, que ouviu as reivindicações do grupo. “Nosso compromisso com vocês é com o diálogo permanente, no sentido de reduzir as desigualdades entre a educação no campo e a educação urbana. Queremos que vocês tenham melhores condições para a educação no campo”, disse o ministro.

Segundo um dos coordenadores do setor de Educação do MST, Alessandro Mariano, o grupo veio denunciar o descaso do MEC com as escolas do campo. “Nos últimos dez anos, foram mais de 37 mil escolas fechadas, e o ministério não tem feito nada. As escolas em funcionamento e o transporte escolar estão em situação muito precária. Há necessidade de uma política de educação no campo verdadeira”, destacou Mariano.

Fonte: Último Segundo