Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Malásia diz que avião da Malaysia Airlines caiu no Oceano Índico

Em coletiva realizada nesta segunda-feira, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse que uma análise de dados de satélite confirma que o avião da Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março com 239 pessoas a bordo caiu no Oceano Índico.

“É com grande pesar e lamento que compartilhamos essas informações, mas fazemos isso em nome do compromisso de transparência e respeito que tem guiado estas investigações”, disse Razak.

O pronunciamento foi feito cinco dias depois terem sido iniciadas buscas na parte sul do Oceano Índico pelo voo MH370, que sumiu decolar de Kuala Lumpur para Pequim, na China.

“É uma localização remota, longe de qualquer lugar possível de aterrissar”, afirmou Razak.

Foco central

As buscas no Oceano Índico estão sendo comandadas pela Autoridade de Segurança Marítima na Austrália (Amsa, na sigla em inglês).

Desde a última quinta-feira, a parte sul do Índico se tornou o foco das investigações depois que imagens de satélite identificaram a 2,5 mil quilômetros da cidade australiana de Perth, no sudoeste do país, objetos que poderiam ser destroços da aeronave. Nada havia sido encontrado até agora.

A conclusão do governo da Malásia é baseada em leituras feitas pelos satélites da companhia britânica Inmarsat e analisados pelo braço de investigação de acidentes aéreos do Departamento de Transporte do Reino Unido.

Fonte: BBC Brasil