Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Lula pede ao PT alianças amplas para vencer PSDB

nac287A sucessão do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi um dos temas centrais da reunião de ontem entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 32 prefeitos do partido no Estado de São Paulo. Diante do cenário de crise no PSDB, petistas preveem que o nome mais provável para a sucessão de Kassab é o de José Serra. Lula defendeu que os petistas ampliem alianças com setores entre os quais o partido sofre resistências e articulem ações para conquistar a nova classe média. Citou como exemplo sua aliança com José Alencar, que atraiu o apoio de parte do empresariado.

Lula se colocou à disposição dos petistas para trabalhar na campanha do próximo ano. A ideia é que ele faça viagens por todo o País para alavancar candidatos petistas. O ex-ministro José Dirceu, também presente à reunião, será um dos articuladores da estratégia petista para as disputas de 2012. Ele vai percorrer o Estado.

Segundo o presidente do PT de São Paulo, deputado estadual Edinho Silva, Lula enfatizou a necessidade de aumentar o arco de alianças. “É muito difícil o PT sozinho ganhar uma eleição. Lula falou da importância de se escolher um bom vice que dialogue com setores que nós tradicionalmente não conseguimos dialogar e que o ideal é que todo mundo tivesse um vice como o Alencar”, relatou. Lula não falou com a imprensa ao final da reunião.

Para Edinho Silva, a conquista do voto da nova classe média é crucial na disputa do próximo ano. “É um setor que está formando sua identidade sociocultural e precisamos estimular valores, como a solidariedade e o desenvolvimento sustentável que são valores progressistas. Do contrário, serão cooptados por valores conservadores.” Para o deputado, o PT precisa não só dialogar com “os órfãos do malufismo” como compreender a formação intelectual e cultural desses brasileiros.

Na avaliação de petistas, com o êxodo de seus vereadores, o PSDB teria em José Serra a única alternativa para negociar o apoio do recém-criado PSD, de Kassab, para uma candidatura única à Prefeitura. “Se quiserem juntar o PSDB com o Kassab, o Serra terá de ser o candidato. É um desejo deles (tucanos), só não sei se é o que o Serra quer”, avaliou o presidente interino do PT, deputado Rui Falcão (SP).

Fonte: O Estado de S.Paulo