Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Lição de vida: Conseguiu realizar o sonho de se tornar professora aos 79 anos de idade

Quando criança, Iraci Gomes da Costa Marques brincava de escolinha com as colegas e alimentava um sonho que se tornaria realidade algumas décadas depois: Ser professora. Nascida no interior do Ceará, mas, residente no município de Salgueiro, dona Iraci, como é conhecida na cidade, teve uma infância difícil, sem oportunidades de estudo, mas nunca desistiu dos sonhos. Numa carta emocionante enviada para nossa redação na manhã desta quinta-feira (15), ela conta que aprendeu a ler e escrever brincando de escolinha com as amiguinhas. Na infância tomou gosto pela arte de ensinar e alimentou o sonho de ser professora por muito tempo, sem ter condições financeiras de realizá-lo.

Aos 21 anos Iraci casou-se e deu à luz seis filhos, dos quais conseguiu formar quatro, com muita dificuldade. “Pensei que estava realizada”, afirma. Já na terceira idade, dona Iraci viu a oportunidade de ingressar nos estudos com o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). “Por incentivo de uma amiga resolvi me matricular pra ter pelo menos o segundo grau”, lembra. Com 73 anos a personagem desta reportagem começou a fazer o primário na Escola Manoel Leite, mas como sabia ler e escrever a unidade escolar fez um teste muito difícil com ela, realizado com êxito pela batalhadora senhora.

A cearense naturalizada em Salgueiro conta que estudou o ensino fundamental através do EJA na Escola Manoel Leite durante um ano e meio, em seguida ingressou no ensino médio e conclui no mesmo espaço de tempo. Para muitos jovens terminar o segundo grau já seria o suficiente para abandonar os estudos, no entanto, dona Iraci ainda trazia guardada no coração a vontade de ensinar, de seguir a carreira de professora. “Em 2008 tive a coragem de enfrentar um vestibular na FACHUSC, concorrendo uma vaga no curso de Pedagogia com 120 pessoas”, declara dona Iraci, que fez o vestibular e passou na 13ª colocação.

Aquela garotinha que não teve oportunidades de estudar na infância entrou na faculdade aos 75 anos, sob o olhar espantado de dezenas de jovens, a maioria com idades entre 20 e 30 anos. Quatro anos depois finalmente conseguiu realizar o sonho de ter um diploma de professora. Nesta quinta-feira ela se forma com uma grande festa para amigos e convidados. Uma prova viva de que nunca devemos desistir de nossos sonhos, mesmo diante de todas as dificuldades e das pessoas negativas. Nunca é tarde para lutar por aquilo que almejamos.

Por Chico Gomes

5 comentários sobre “Lição de vida: Conseguiu realizar o sonho de se tornar professora aos 79 anos de idade

  1. marcia maria de lo hino campos

    Preciso da ajuda de vocês para ter contato com a Sra Iraci,pois ela tia da minha mãe e não se falam há muito tempo,caso tenha o telefone dela para conto.Aguardo..Marcia

  2. JUCICLEIDE

    ESSA SEM DÚVIDA FOI UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO.
    DONA IRACI MINHA COLEGA DO CURSO DE PEDAGOGIA FEZ A DIFERENÇA COM SUA DEDICAÇÃO , COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE. CONHEÇO BEM DE PERTO A SUA HISTÓRIA AFINAL FUI EU QUEM DIGITOU SUAS MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO. SEJA MUITO FELIZ Q DEUS O ABENÇÕE. XERO

  3. Kleybson

    PARABÉNS, Dona Iraci!
    A senhora é um exemplo de luta e perseverança para tantos jovens acomodados que estão por aí, reclamando de tudo e de todos, mas sem tomar nenhuma atitude para mudar as suas vidas.

    Nunca deixe de sonhar! Tenha sempre um objetivo em mente, e jamais deixe de buscá-lo!