Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Juro médio para pessoa física tem queda recorde

1860_mmO juro médio cobrado nos empréstimos para pessoas físicas caiu em fevereiro para o nível mais baixo desde a criação do Plano Real, em 1994. Dados divulgados ontem pelo Banco Central mostram que o custo médio dos financiamentos ficou em 41,9% ao ano, ante 43% de janeiro. Nos primeiros dias de março, a taxa caiu ainda mais, para 41,6%.

A melhora da inadimplência permitiu que instituições reduzissem a margem de lucro, o que gerou benefício ao consumidor. A queda, porém, não deve continuar nas próximas semanas, já que a iminência do aumento da taxa Selic tem elevado o custo de captação dos bancos, o que anula o efeito positivo da queda do calote.

Estudo mensal do BC mostra que o crédito vive um período de inflexão. De um lado, o juro cobrado pelos bancos cai porque indicadores de inadimplência melhoram e a possibilidade de calote diminui com o crescimento econômico. Mas, ao mesmo tempo, instituições financeiras pagam cada vez mais caro para captar dinheiro no mercado diante da previsão de alta da taxa Selic no próximo mês.

Fonte: Estadão