Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Juazeirense que mora em Salvador reclama de descaso em importante ponto turístico de Juazeiro-BA

saldanha-marinho

A embarcação “Saldanha Marinho” foi o primeiro vapor a navegar pelas águas do Rio São Francisco. Atualmente é mantida em exposição permanente em uma das principais praças de Juazeiro da Bahia, cidade vizinha a Petrolina, servindo como ponto de parada obrigatória para todos que visitam o município baiano. Mesmo representando um importante patrimônio histórico brasileiro, segundo denúncia de um juazeirense que reside em Salvador, o vapor Saldanha Marinho está sofrendo com a falta de zelo e descaso por parte das autoridades competentes de Juazeiro-BA.

Através de e-mail enviado para a redação do blog de Alvinho Patriota nesta segunda-feira (12), o artista plástico Ruy Carvalho aponta o que viu em sua última visita a sua cidade natal. “Meu nome é Ruy Carvalho, sou artista plástico juazeirense e moro em Salvador há 29 anos. Estive recentemente em Juazeiro-BA, e ao chegar ao vapor Saldanha Marinho deparei-me com o descaso e a falta de zelo que a cidade tem com sua história, o que deixou-me bastante indignado e tive a idéia de convocar a todos para realizar um mutirão em defesa da higienização e preservação do Saldanha Marinho”, afirma Ruy, que está organizando uma mobilização para limpar o vapor.

O Saldanha Marinho começou a ser desenvolvido em 25 de junho de 1867 através de um projeto do então governador de Minas Gerais, Joaquim Saldanha Marinho, que firmou contrato com o engenheiro Henrique Dumont (pai de Santos Dumont) para construção de um vapor 25 HP de potência. Do projeto nasceu o vapor Saldanha Marinho. A única embarcação que navegou nas águas do Rio São Francisco utilizando todas as rodas laterais.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

2 comentários sobre “Juazeirense que mora em Salvador reclama de descaso em importante ponto turístico de Juazeiro-BA

  1. Alvinho Patriota

    O Saldanha Marinho foi meu primeiro lugar conhecido e vivido em Juazeiro, há muitos anos. Local agradável às margens do velho Chico.
    Parabéns pela idéia de luta por sua revitalização.

  2. João Bosco

    A ideia deveria ser copiada aqui em Salgueiro, aqueles que tem um pouco de sensibilidade,e propietarios de veiculos deveriam sair as ruas com carrinho de mão, pás, picaretas e fazer um verdadeiro mutirão nas ruas da cidade.O descaso do gestor municipal com os seus municipes e vergonhosa, tapa-se um buraco hoje arrebenta amanhã.Na lateral a martriz de Santo Antonio fizeram um serviço no calçamento, e o mesmo ja estorou novamente.Na lateral da Casa de Saude as obras mal acabaram e ta tudo estourando novamente,proximo ao Banco do Brasil ha uma enorme cratera que o so o prefeito não vê.A rua Dr Erick Ribeiro, é uma piada.Será que o secretario de obras não enxerga?Será o que o prefeito vai ter a cara de pau de pedir votos na proxima eleição?Sera que vai dizer em palanque que Salgueiro está bem?Será que os funcionarios da PMS principalmente da Saúde estão satisfeitos? Talvez seja hora de mudar.