Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Itacuruba vive surto de doenças psicológicas, segundo jornal

Reportagem de Eduardo Machado publicada neste fim de semana pelo Jornal do Commercio (JC), da cidade de Recife, informa que o município de Itacuruba está vivendo um surto de doenças psicológicas. A matéria destaca que muitos dos 4.369 habitantes do município estão vivendo sob tratamento com remédios antidepressivos e relacionados. O aumento do número de pessoas com transtornos mentais na cidade levou a prefeitura municipal a pedir socorro ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde para a implantação no município de um centro de tratamento de pessoas com transtornos psicológicos.

Um dos fatos mencionados na reportagem é o deslocamento da sede de Itacuruba por conta da instalação da hidrelétrica da Chesf em 1988, que inundou a antiga sede. A matéria cita que a nova Itacuruba se tornou ainda mais distante das outras cidades e com pouco movimento.

De acordo com o JC, falta de empregos, ociosidade e sedentarismo estão entre as causas das doenças mentais dos itacurubenses. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que investe R$ 20 mil por mês na compra de remédios psicotrópicos, porque os R$ 6 mil enviados mensalmente pelo Governo Federal e Estadual não cobrem as despesas com a área da saúde. Segundo a secretária de Saúde de Itacuruba, Sandra Cantarelli, as doenças psicológicas mais registradas no município são depressão (41,8%), esquizofrenia (17,8%), ansiedade (12%) e bipolaridade (6,2%). Nestes números não estão incluídos pessoas que tomam remédios dos familiares e que se automedicam.

 Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Um comentário sobre “Itacuruba vive surto de doenças psicológicas, segundo jornal