Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ipubi 52 anos de história política, econômica e social

O município que originou-se da Fazenda Poço Verde, carrega no seio da sua história uma construção de 52 anos de luta e esperança sertaneja. Ipubi faz parte da Região de Desenvolvimento do Araripe. Posso lembrar no meu tempo de infância a atividade econômica que era predominante na nossa terra, à agricultura que perdeu espaço para a exploração da gipsita. A seca castigante retirou do homem do campo a capacidade máxima de produção. Mesmo com tudo isso, o agricultor ipubiense não esqueceu este valor e muitos ainda plantam com desafio feijão, milho e mandioca. Hoje, a maior ousadia se encontra nos plantios de canteiros com hortifrútis ao exemplo do Alface, Tomate, Coentro, Pimentão, Manga, Acerola, Banana, Laranja, entre outros. A criação de aves são outras fontes de renda, lembrando também do rebanho de bovinos e Apicultura.

Ipubi está somada na concentração de 40% das reservas de gipsita extraída do Araripe e distribuída para o mundo. O seus derivados, placas, divisórias gesso agrícola para correção do solo, tijolos, entre outros, ajudam a evidenciar sua produção que gera emprego e renda para inúmeras famílias que precisam de oportunidade.

Atualmente, a cidade arrodeada de belas serras, contabiliza-se fonte de riqueza na extração da gipsita, somando junto as cidades da região, 95% da produção nacional de gesso, que propiciou a formação de um parque industrial no Sertão do Araripe, gerando cerca de doze mil empregos diretos e 60 mil indiretos.

Para este encontro de desenvolvimento, as lembranças boas de homens e mulheres ipubienses que marcaram na sua constituição me veem a mente. Alguns deixaram saudade no peito, e outros ainda contribuem para sua edificação histórica e cultural: Antonio Rodrigues Lucena; Marcelino da Silva Mudo; João Zacarias de Oliveira; Raimundo Honorato da Silva; Expedito Cândido Diniz; Geraldo José Rodovalho de Carvalho; Cláudio Rocha Filho; Valdemar Vicente de Souza; Francisco Rubensmário Chaves Siqueira e hoje o atual prefeito; João Marcos Siqueira Torres.

O meu desejo nestes 52 anos de emancipação política Ipubiense é de mais desenvolvimento ainda, de somas e valores importantes reunidas ao seu potencial que ainda não foi totalmente descoberto, mas que já podemos observar o seu crescimento e a sua valorização.

“Bravos filhos da terra querida

Vê – de história é o nosso fanal

Ela traz em painel esculpido

Toda glória de um povo imortal” (trecho do hino de Ipubi)

Por Ana Abrantes – Jornalista e Filha da terra