Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Grupo Gerdau é alvo de operação da PF que apura sonegação fiscal

A Polícia Federal deflagrou mais uma etapa da Operação Zelotes na manhã desta quinta-feira (25). O alvo da vez é o grupo Gerdau. Estão sendo cumpridos 22 mandados de condução coercitiva – quando a pessoa é liberada no mesmo dia após prestar depoimento – e 18 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, em São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal.

Um dos mandados de condução coercitiva é para Jorge Gerdau, fundador da siderúrgica que leva seu nome. O empresário coordenou o “Conselhão” – Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade – do governo Dilma Rousseff e também fez parte do Conselho de Administração da Petrobras, deixando a cadeira, após 13 anos, no início de 2014.

Já estão sendo conduzidas para prestarem depoimentos na sede da Polícia Federal em Brasília as advogadas Evanice Canário e Adriana Ribeiro. Elas são sócias do lobista José Ricardo da Silva, que está preso. Em Porto Alegre, duas pessoas prestam depoimento na sede da Polícia Federal, na avenida Ipiranga.

A Zelotes, cuja primeira fase foi deflagrada em março do ano passado, investiga um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos no país.

Fonte: Folhapress