Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo federal insiste em tirar a autonomia do Porto de Suape

O governo federal está irredutível em três pontos da Medida Provisória 595, a MP dos Portos, e um deles afeta diretamente os interesses de Pernambuco. Além de não aceitar mudanças na renovação dos contratos e nem na isonomia de custos entre os portos público e privados, o governo Dilma Rousseff rejeita a proposta do governador Eduardo Campos (PSB) de que portos superavitários, a exemplo do Complexo Industrial de Suape, não percam sua autonomia.

Sem ter como apresentar um relatório parcial, por causa da posição do governo de não flexibilizar a MP, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) chegou a marcar ontem uma reunião na Comissão Mista para discutir o assunto, mas cancelou sem maiores explicações. “Havia uma reunião do relator com os integrantes da comissão para hoje (ontem), mas ela não aconteceu. Fomos convocados para as 14h e, depois, foi cancelada. O problema é que as intenções do governo não estão na MP. O governo tem muita é promessa”, criticou o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Diante do impasse, o deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulinho da Força (PDT-SP), anunciou que os portuários de todo o país farão no dia 18 deste mês uma greve de 24 horas para pressionar o governo a negociar. Ontem à tarde, o pedetista se reuniu com Eduardo Braga para receber maiores explicações sobre o impasse. A reunião durou cerca de uma hora e meia e teve a participação de representantes de três federações (de estivadores, dos portuários e dos funcionários de terra dos portos).

De acordo com Paulinho, o relator informou que o governo avisou que o acordo com os trabalhadores estaria mantido. “Eles não deram nenhuma garantia de que ele (o acordo) realmente será mantido. Por outro lado, não aceitam negociar sobre a isonomia dos custos, a autonomia dos estados e nem a renovação dos contratos. Diante disso, decidimos pela greve na próxima semana”, avisou.

Fonte: Diario de Pernambuco