Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo de Dilma terá corte de despesas

Rio de Janeiro – O Governo da presidente eleita Dilma Rousseff tomará medidas de austeridade e cortará as despesas correntes para equilibrar suas contas, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega.”Vamos diminuir os gastos praticamente em todos os ministérios. Haverá uma redução de despesas e vamos trabalhar para que elas não aumentem”, afirmou a jornalistas Mantega, quem continuará à frente da pasta da Fazenda no Governo de Dilma.

O ministro ressaltou que só ficarão isentos dos cortes os projetos prioritários do Governo, entre eles o programa Bolsa Família.

As medidas de austeridade, no entanto, podem afetar inclusive algumas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Mantega ressaltou que o corte no orçamento não afetará a economia, que crescerá cerca de 5,5% em 2011.

O valor do corte ainda não foi definido e seu objetivo é equilibrar as contas públicas.

Segundo ele, com a redução dos gastos públicos será possível gerar uma poupança e abrir espaço para a redução da taxa de juros, que atualmente se situa em 10,75% ao ano.

“A redução do gasto público impulsionará o consumo e o investimento privado”, destacou.

Mantega disse que pedirá ajuda ao Congresso para que freie projetos de lei que contribuam para o aumento das despesas, como o reajuste do salário dos juízes e um excessivo aumento do salário mínimo.

Além disso, antecipou que dentro de duas semanas serão anunciadas medidas de estímulo ao crédito privado de longo prazo, um segmento que praticamente só é atendido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: Folha PE