Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

FMI vê aumento do desemprego no Brasil em 2016 e 2017

O desemprego no Brasil terá alta pronunciada em 2016 e 2017, prevê o FMI (Fundo Monetário Internacional) em relatório lançado nesta terça (12). Segundo o Fundo, a economia brasileira sofrerá contração de 3,8% neste ano, uma piora em relação a sua última projeção, de janeiro, de um recuo de 3,5%.

Assim como em janeiro, o Brasil é novamente o país com o pior crescimento entre as 16 economias incluídas em uma tabela do estudo. Após 2016 o FMI prevê um esboço de recuperação, mas a economia brasileira ficará estagnada em 0% de crescimento em 2017.

O relatório Panorama Econômico Global é lançado na véspera da reunião semestral do FMI e do Banco Mundial, que reúne nesta semana em Washington 120 presidentes de Bancos Centrais e 115 ministros de Finanças entre cerca de 8.500 participantes.

Como indica em seu título, “Lento demais, por tempo demais”, o relatório do FMI confirma que a retomada da economia mundial é mais lenta do que se esperava, “num ritmo cada vez mais frágil”. O Fundo reduziu sua projeção para o crescimento global neste ano de 3,5% em janeiro para “modestos 3,2%”.

Fonte: Folhapress