Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Fiat vai atender mercado internacional a partir de Suape. México é o alvo principal

O presidente da Fiat para a América Latina Cleodervino Beline, disse ao repórter Daniel Guedes, deste Blog, em Salgueiro, durante o anúncio oficial da fábrica da Fiat em Suape, que a planta vai desenvolver modelo de automóveis no Brasil, mas voltado para a demanda do mercado nacional e latino-americano.”México e Brasil estavam disputando a planta na reta final”, disse o secretário Fernando Bezerra Coelho.

Inicialmente, a fábrica vai produzir 200 mil unidades por ano. Não se informou a proporção das exportações.

A empresa informou que a unidade será instalada numa área de 440 hectares, localizada próxima ao Hospital Dom Helder Câmara

Sobre geração de empregos, o que sempre mais importa, a Fiat citou que serão pelo menos 3,5 mil empregos diretos. Ocorre que existem outros 40 fornecedores de peça, que elevam o número de empregos para a casa dos 20 mil, de acordo com o governo do Estado.

A empresa confirmou que o projeto representa investimentos de R$ 3 bilhões, conforme antecipou o Blog de Jamildo nesta segunda-feira. O valor será investido em novos produto e na plataforma, bem como no treinamento de recursos humanos.

Autorização da Assembleia

No evento, o governador Eduardo Campos revelou que até a próxima sexta-feira enviará a Assembleia Legislativa um pedido de doação do terreno.

O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, que participou das negociações no Palácio do Campos das Princesas, brincou com a facilidade que planeja aprovar a concessão. “Vou convocar meu pares para participarem desta foto histórica. Eles vão aprovar a primeira montadora do Estado”, declarou.

Nesta quarta-feira, em Brasília, depois de pegar um bigu com Lula no avião presidencial, Eduardo Campos estará dando plantão no Ministério da Fazenda para cobrar a aprovação do projeto de concessão de incentivos fiscais.

Tempo das negociações

O governador Eduardo Campos informou que as negociações começaram, em sigilo absoluto, em 2009. “É hora de celebrar. Agradecer a Deus pelas vitórias que estamos conquistando”

lula-sobrevoando-salgueiro-site

Exemplo para o Brasil

Conforme antecipou o Blog de Jamildo, na quinta-feira da semana passada, com exclusividade, Lula usa o lançamento da nova fábrica da Fiat no Nordeste, eme evento marcado para Salgueiro, como exemplo de descentralização do desenvolvimento econômico nacional.

Lula disse que o Nordeste está se desenvolvendo e que a Fiat não veio para cá por causa dos seus belos olhos, nem da lábia de Fernando Bezerra Coelho.

Fo também bem mais enfático. “É necessário repensar o desenvolvimento do Sul e Sudeste, que concentra o desebvolvimento. É essa intromissão (do governo na economia) que o governo tem que dar no desenvolvimento, ser o indutor para um Brasil (mais justo)”, afirmou.

“Daqui a 15 ou 20 anos, o Nordeste estará irreconhecível”, afirmou, antes de viajar para Juazeiro e de lá para Brasília.

No final do discurso, ainda brincou com lembranças sindicalistas. “Se tiver uma greve, posso estar na porta”, lembrando os tempos do ABC paulista.

Salgueiro não foi escolhido de forma aleatória. Trata-se de uma simbologia forte. Foi lá que nasceu a Sudene, na década de 60. É lá que hoje passam projetos de integração econômica regional como a transposição e a transnordestina. O local é quase uma tríplice fronteira, tendo a Bahia e o Ceará como vizinhos. Que local mais adequado para reafirmar a república do Nordeste?

Por Jamildo Melo, com colaboração de Daniel Guedes, direto de Salgueiro (PE)