Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Explosão na capital da Nigéria deixa ao menos 71 mortos e até 124 feridos

Explosão destruiu um movimento terminal de ônibus na capital da Nigéria, deixando ao menos 71 mortos e 124 feridos nesta segunda-feira (14), de acordo com porta-voz da polícia, Frank Mba.

A explosão aconteceu quando os passageiros estavam prestes a embarcar em ônibus e táxis para irem ao trabalho, no centro de Abuja, segundo relatou o correspondente da BBC, Haruna Tangaza. Repórteres viram as equipes de resgate e policiais reunindo partes dos corpos de vítimas enquanto ambulâncias corriam com os feridos para os hospitais.

“Eu estava esperando para entrar em um ônibus, quando ouvi uma explosão ensurdecedora “, afirmou Eyewitness Mimi Daniels, que trabalha em Abuja, à Reuters. “As pessoas estavam correndo em pânico.”

Por causa da explosão, um buraco de 1,2 metros de profundidade se abriu no Nyanya Motor Park, a cerca de 16 km do centro da cidade, e destruiu mais de 30 veículos, causando explosões secundárias por causa dos tanques de combustível inflamados. De acordo com a polícia local, 16 ônibus de luxo e 24 microonibus foram destruídos. Acredita-se que havia apenas uma bomba, apesar das outras explosões secundárias.

Não houve reivindicação imediata para a explosão na hora do rush, embora a rede terrorista Boko Haram tenha ameaçado atacar a capital nigeriana.

Os extremistas islâmicos, com base no nordeste da Nigéria, já mataram mais de 1.500 civis em três estados do nordeste da Nigéria, segundo o correspondente da BBC Will Ross. A cidade de Abuja já foi atingida várias vezes pelo grupo, incluindo um ataque contra o edifício das Nações Unidas em 2011, que matou pelo menos 21 pessoas e feriu outras 60.

Fonte: Último Segundo