Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Evento educativo atrai grande público com palestra e mesa redonda em Petrolina

00Foto (1)A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, uma das maiores referências no tratamento dos transtornos mentais no Brasil, disse na última sexta-feira (30) em Petrolina, durante o I Encontro de Pais, Profissionais e Educadores do Vale do São Francisco (I EPPEVASF), que é possível minimizar o impacto que Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) causa ao desempenho escolar, à vida profissional e também às relações afetivas das pessoas nas mais diferentes fases da vida.

Em palestra para um auditório lotado, no Centro Cultural Dom Bosco, Ana Beatriz esclareceu logo de início as principais características do transtorno: falta de concentração, impulsividade e hiperatividade ou excesso de energia. Além disso, detalhou com uma linguagem simples alguns passos importantes no tratamento, derrubando mitos, a exemplo de que o transtorno só existe em meninos, não ocorre em adultos e que só há um tipo de medicação e é perigosa. Ao final da palestra, a psiquiatra tirou dúvidas da plateia.

O Encontro de Pais, Profissionais e Educadores do Vale do São Francisco começou na última quinta-feira (29) com uma mesa redonda no auditório da UPE, tratando também do tema TDAH. Com mediação da coordenadora do colegiado de Pedagogia da UPE – Campus Petrolina, Socorro Amariz, a mesa trabalhou o tema a partir de cinco abordagens. O público que ocupou praticamente todas as poltronas do auditório, também teve a oportunidade de ouvir a fonoaudióloga e especialista em neurodesenvolvimento Sandra Beltrão falar sobre TDAH e Comorbidades.

A mesa redonda ainda contou com a apresentação da psicopedagoga e especialista em Educação Infantil, Elcione Jacobina, que abordou o tema Consequências do TDAH na Infância e Vida Adulta. Já a especialista em Neuropedagogia Helen Pereira Matos convidou a plateia a refletir sobre o tema Os Pais e a adaptação curricular, como participar desse processo? E concluindo as abordagens, a professora e especialista em Educação Física Escolar Micaelly Maia, encerrou o encontro falando sobre A Importância do Jogo e da Brincadeira para Crianças com TODA e TDAH.

Da redação do Blog Alvinho Patriota