Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

EUA: manifestantes e policiais entram em confronto após enterro de homem negro

Policiais e manifestantes entraram em conflito pela segunda vez em três dias em Baltimore, horas após milhares de pessoas comparecerem ao funeral de Freddie Gray, um homem negro de 25 anos que morreu enquanto estava sob custódia da polícia este mês.

As rusgas aconteceram em diversas partes ao redor do shopping Mondawmin, no noroeste da cidade, local próximo à igreja onde Gray foi velado. Manifestantes apedrejaram e confrontaram policiais, deixando sete deles feridos. Segundo o capital Eric Kowalczyk, porta-voz da polícia de Baltimore, um dos policiais ficou inconsciente. A polícia respondeu com gás lacrimogênio.

No início da noite, o governador do estado de Maryland, Larry Hogan, declarou estado de emergência e pediu ajuda da guarda nacional. A cidade também terá um toque de recolher entre as dez horas da noite e cinco da manhã, que começa a partir desta terça-feira. Diversas estações de metrô foram fechadas, e um jogo de beisebol cancelado.

“Neste momento, nosso foca é garantir que as pessoas que moram ali estejam seguras”, disse Kowalczyk. Segundo ele, ainda é incerto se os protestos foram uma resposta direta à morte de Gray.

O Departamento de Justiça já anunciou que iniciará uma investigação sobre a morte de Gray, que teve a espinha dorsal lesionada gravemente na altura do pescoço enquanto estava sob custódia. Poucas horas após ter sido nomeada, a procuradora-geral Loretta Lynch se reuniu com o presidente Barack Obama para discutir a situação na cidade.

Cerca de 3 mil pessoas compareceram ao funeral do jovem, que foi descrito durante a cerimônia como um rapaz que cantava no coreto de sua igreja quando jovem, gostava de moda e jogava por um time de futebol americano da vizinhança. Broderick Johnson, diretor da iniciativa da presidência dos EUA para homens de minorias, compareceu ao funeral, entre outras autoridades.

Os seis policiais de Baltimore que participaram da prisão de Gray foram suspensos. Segundo o advogado da família de Gray, Bill Murphy, eles precisam dizer o que aconteceu a Gray.

Fonte: Jornal de Brasília