Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

EUA anunciam sanções à Rússia por atividade hacker durante a eleição

O governo americano anunciou, nesta quinta-feira (29), sanções contra a Rússia. Foi uma resposta à suposta invasão da rede de computadores do Partido Democrata, que teria influenciado o resultado da eleição.

O presidente Barack Obama disse que as sanções visam punir a Rússia por ter atacado o sistema democrático dos Estados Unidos e por hostilizar diplomatas americanos. A declaração de Obama não cita Vladimir Putin pessoalmente, mas diz que os ataques cibernéticos contra o processo eleitoral só podem ter sido dirigidos pelo mais alto escalão do governo russo.

As medidas incluem a expulsão, em 72 horas, de 35 representantes do Kremlin nos Estados Unidos e o fechamento de dois locais, um em Maryland e o outro em Nova York, que a Rússia usa para operações de espionagem.

Em uma ação mais simbólica, quatro dirigentes da principal agência de espionagem russa sofrerão sanções pessoais. Três empresas russas também serão punidas por terem participado da invasão de redes de computadores nos Estados Unidos.

A Casa Branca disse ainda que vai fazer outras represálias secretas contra a Rússia.

A principal acusação dos americanos contra os russos envolve o roubo de milhares de e-mails de computadores do Partido Democrata, que foram vazados para o público através da organização WikiLeaks, para prejudicar a campanha de Hillary Clinton e ajudar a eleger Donald Trump. Esta foi a conclusão das principais agências de inteligência do governo americano.

O presidente eleito Donald Trump vem afirmando que não há nenhuma prova do envolvimento da Rússia. Trump tem elogiado o presidente russo, Vladimir Putin, e criticou sanções anteriores adotadas contra a Rússia pelo governo Obama.

Fonte: Jornal Nacional